Diario de Pernambuco
Busca

Solidariedade

Concentradores de Oxigênio enviados por Pernambuco chegam ao Amazonas

Publicado em: 18/01/2021 11:24 | Atualizado em: 18/01/2021 11:40

 (Divulgação)
Divulgação

Neste domingo, chegaram em Manaus os 200 concentradores de oxigênio que o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife enviaram. O vôo foi realizado pela companhia Azul, que entregou as três toneladas do equipamento em segurança para o governo do Amazonas.


Os concentradores embarcaram na madrugada deste domingo, chegando ao seu destino na tarde do mesmo dia.  O intuito do governo e da prefeitura de PE é ajudar na situação de falta de oxigênio que o Amazonas vive em meio à pandemia de covid-19.


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), destacou em suas redes sociais a importância da solidariedade de outros estados com a situação do Amazonas. “Foram cenas muito tristes as que vimos nos últimos dias. Esperamos que esse material possa contribuir para salvar vidas e diminuir o sofrimento dos nossos irmãos amazonenses”, comentou o governador.


João Campos (PSB), prefeito do Recife, comemorou a chegada da carga no Amazonas em seus perfis online. “Esses equipamentos va%u0303o ajudar a minimizar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes com Covid-19 e si%u0301ndrome respirato%u0301ria aguda, na cidade”, comentou.  Segundo o prefeito, esse é o momento de união entre as pessoas. “Unir pessoas e somar esforc%u0327os e%u0301 o que nos faz mais fortes diante desta pandemia”, ressaltou em sua postagem.


O equipamento funciona através do ar externo, purificando e concentrando o oxigênio no ambiente em até 95%. Cada concentrador será utilizado para o tratamento de pacientes que precisam de suporte de oxigênio, fornecendo até 5 litros de O2 por minuto. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), o apoio ao Amazonas não compromete a estrutura de assistência hospitalar aos pacientes com a Covid-19 em Pernambuco. 


O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, ressaltou a responsabilidade de todos os brasileiros no enfrentamento ao vírus. “Este é um gesto humanitário, que será importante para que o Amazonas supere a crise e que não tenha impacto na assistência aos pernambucanos", comentou.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL