Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZAÇÃO

Com cerca de 1.420 mil doses, Cabo inicia vacinação em idosos a partir de 85 anos nesta quarta

Publicado em: 27/01/2021 12:18

 (Divulgação)
Divulgação
Idosos com 85 anos completos ou mais começarão a ser vacinados no Cabo de Santo Agostinho nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, na quadra da Escola Marquês do Recife, em Jussaral. O município recebeu 1.420 mil doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida entre a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzida pelo Instituto Serum, na Índia.

De acordo com o município, serão recebidas em breve as vacinas da segunda dose dos 1.420 mil idosos prioritários. A mudança de estratégia na vacinação foi pactuada entre o secretário de Saúde Estadual, André Longo, e os secretários de Saúde dos municípios de Pernambuco em uma reunião extraordinária com o intuito de dar prioridade a esse grupo devido à alta taxa de mortalidade.

A expectativa é que através da vacinação de pessoas acima de 85 anos, haja uma queda no número de óbitos e de internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A imunização dos outros idosos será realizada através de agendamento que será disponibilizado em breve, segundo o município.

O prefeito Keko do Armazém (PL)  reforçou que os cuidados precisam ser mantidos pela população. "Reformamos a importância de a população manter o distanciamento social e as medidas sanitárias necessárias para conter os avanços do novo coronavírus. Apesar das doses recebidas, ainda é um quantitativo muito pequeno comparado aos mais de 200 mil habitantes do município, então precisamos nos manter vigilantes".

Na última terça-feira (19), o município do Cabo de Santo Agostinho recebeu 3.620 mil doses da vacina Coronavac, para imunizar em duas doses 1.740 mil profissionais de saúde, o que representa 30% dos 5.801 mil trabalhadores de saúde do município e 100% dos idosos institucionalizados e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo. Além dos funcionários dos abrigos, que também serão imunizados, e totalizam 70 pessoas.

Até o momento já foram vacinados todos os idosos institucionalizados e funcionários dos abrigos. Os trabalhadores de saúde, por sua vez, ainda estão sendo vacinados. A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da aplicação da primeira dose.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL