Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Clube Metrópole realiza curso gratuito de DJ para jovens de escolas públicas

Publicado em: 22/01/2021 18:04 | Atualizado em: 22/01/2021 20:21

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução

O Clube Metrópole, boate que funciona há quase 20 anos no Recife, está lançando o projeto Lab DJ do Futuro, um curso gratuito de discotecagem para alunos comprovadamente matriculados nas escolas das redes públicas municipal e estadual (a partir dos 14 anos de idade). A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e disponibilizará 30 vagas divididas em duas turmas de 15 estudantes, seguindo os protocolos de proteção para a prevenção do Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social e higienização. Também existe uma versão online, via Zoom, com 300 vagas. O projeto será ministrado pelos DJs Adriana Pax e Alê, ambos residentes da Metrópole e com experiência de quase 20 anos na profissão. As inscrições começaram nesta sexta-feira (22), via Sympla (confira os links abaixo).

Todos os participantes da aula presencial e digital receberão certificado, após passarem por uma avaliação. As aulas presenciais estão programadas para começar na primeira semana de abril, enquanto as aulas online ocorrem uma semana depois. Após essa primeira etapa, será realizado um aulão virtual para tirar dúvidas restantes de todos os alunos. Clique aqui para inscrição nas aulas presenciais e aqui para aulas online.

O curso terá duração de um mês, com aulas uma vez por semana, totalizando 20 horas em aulas. O conteúdo programático é composto por temas como: conhecendo os equipamentos; configurações e montagem, fluxo dos sinais de áudio, noções de acústica de som analógico e digital, estilos musicais, formatos de arquivos de aúdio: pesquisa musical, gestão de arquivos, organização dos arquivos, percepção rítmica com estrutura da música eletrônica de compasso, barras e frases técnicas de mixagem do CDJ, beatmatch, pitch/pitch blend e filtros de equalização.

As aulas estão previstas para iniciar em abril, mas até lá os organizadores irão analisar os casos e situação da pandemia que modificou a rotina do mundo. "Torcemos para que tudo seja amenizado para o startup", afirma Deborah Kelner, diretora do Clube Metrópole. “Em 2021 seremos uma referência de profissionalização de outros segmentos da cultura. Vamos descobrir novos talentos e em breve quando tudo passar continuar com nossas festas na noite sempre com pista cheia e animada."

"Já temos essa experiência de formação. A Metrópole foi importante na vida de muita gente nesse sentido. Vimos muitos DJs pagando faculdade, comprando o próprio apartamento", diz a produtora cultural Maria do Céu, fundadora da Metrópole. "Tem muita gente que sabe tocar no computador, mas para ser profissional é necessário ter outros conhecimentos. O som é o coração de uma festa, faz a trilha sonora das emoções." O projeto Lab DJ do Futuro foi aprovado no Lab PE, da Lei Aldir Blanc.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL