Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Carnaval Filmes transforma audiodescrições de filmes em podcasts

Publicado em: 25/01/2021 18:58 | Atualizado em: 25/01/2021 18:58

Imagem de Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (Foto: Carnaval Filmes/Divulgação)
Imagem de Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (Foto: Carnaval Filmes/Divulgação)

A produtora audiovisual Carnaval Filmes, responsável por filmes como Fim de Festa (2020), de Hilton Lacerda, está disponibilizando a audiodescrição de obras em formato de podcast. Os primeiros lançamentos são o primeiro episódio da série Bia Desenha, de Neco Tabosa e Kalor Pacheco, e o premiado documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes. As audiodescrições de ambos foi produzida pela COM Acessibilidade Comunicacional.

A presença da audiodescrição em conteúdos audiovisuais, assim como libras e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE), se tornou comum nos últimos anos, sobretudo como exigência para muitos projetos  financiados com recursos públicos federais. No entanto, esses recursos acabam sendo sendo pouco acessados, restritos a algumas plataformas ou mostras especiais. Assim, a ideia do podcast da Carnaval Filmes é oferecer, de maneira gratuita e virtual, esse material previamente produzido, focado especificamente no público cego e com baixa visão. 

Os programas contam com uma breve introdução e a descrição do produto na íntegra, seja ele filme ou série. Os podcasts estão disponíveis gratuitamente nas plataformas Spotify, Soundcloud, Youtube, Google Podcasts e Anchor. Em breve, serão lançados novos episódios com outros filmes da produtora e os demais episódios da série Bia Desenha.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL