Diario de Pernambuco
Busca

Presidente do TRE-PE faz balanço sobre eleições 2020

Publicado em: 03/12/2020 12:17 | Atualizado em: 03/12/2020 12:20

 (Divulgação)
Divulgação
"Os principais desafios desta eleição atípica foram o momento de preparação das urnas e treinamento de mesários", é o que destaca o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Frederico Neves. 

As eleições de 2020, conforme apontam dados do TRE, foram totalmente diferente dos anos anteriores. Este ano, as parcelas de abstenção foram de 18,53% e 21,33%, no primeiro e segundo turno, respectivamente.

Sobre estes dados, o desembargador ressaltou que, dado o cenário atual, o percentual de abstenção foi normal. "Embora a Justiça Eleitoral tenha adotado todas as cautelas para minimizar o risco de contágio da Covid-19, em real verdade a Pandemia foi a principal causa de abstenção nos dois turnos... Afinal, esta doença extraordinária e imprevisível já contaminou 6.436.650 pessoas", destacou. 

O magistrado pontuou que "os votos brancos e nulos não são computados como válidos, de modo que não interferiram na eleição de qualquer candidato". 

Questionado sobre a mudança no formato de votação, o desembargador informou que "Pôr em dúvida, sem argumentos minimamente razoáveis, a segurança do sistema de votação eletrônica é uma atitude descomprometida com a realidade". E complementou "o retorno ao voto de papel seria um retrocesso inimaginável".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL