Diario de Pernambuco
Busca

RACISMO

Polêmica no Google após demissão de pesquisadora negra

Por: AFP

Publicado em: 05/12/2020 14:32

 (Foto: GLENN CHAPMAN / AGENCE FRANCE-PRESSE
)
Foto: GLENN CHAPMAN / AGENCE FRANCE-PRESSE
Mais de 1.400 funcionários do Google, junto a mais de 1.900 acadêmicos e membros da sociedade civil, exigiram na sexta-feira que a gigante da tecnologia explicasse por que demitiu uma funcionária negra, pesquisadora de questões éticas relacionadas à inteligência artificial (IA). 

Timnit Gebru tuitou na quarta-feira que havia sido demitida depois que enviou um e-mail para um grupo interno da empresa lamentando o "silenciamento de vozes marginalizadas".

Também disse em seu e-mail que a empresa havia exigido que ela se retratasse de um trabalho investigativo.

Gebru é uma defensora da diversidade e co-fundadora de um grupo dedicado a impulsionar o talento de pessoas negras no campo da inteligência artificial. 

Até terça-feira, era pesquisadora e co-presidente de uma equipe de ética em IA do Google.

Gebru tuitou o que disse ser a mensagem de demissão do Google, que indica que "aspectos do e-mail que enviou à noite para funcionários que não fazem parte da gerência refletem um comportamento que é inconsistente com as expectativas de um gerente do Google".
 
O artigo de pesquisa que Gebru foi convidada a retirar analisava o potencial de uma ferramenta de inteligência artificial usada pelo Google e outras empresas de tecnologia para imitar a escrita humana de discurso de ódio e linguagem distorcida, de acordo com um relatório da rádio pública americana NPR.

O diretor da inteligência artificial do Google, Jeff Dean, justificou o pedido de retratação da investigação em um e-mail que se tornou público e no qual explicava que o artigo não atendia aos níveis exigidos para publicação. 

Pouco mais de 1.400 funcionários do Google estavam entre os quase 3.300 nomes em uma carta online pedindo à gigante da tecnologia para explicar a demissão de Gebru e por que ordenou que retirasse sua investigação. 

A carta exige que o Google assuma um compromisso "inequívoco" com a integridade da pesquisa e da liberdade acadêmica. 

"Em vez de ser aceita pelo Google como uma colaboradora excepcionalmente talentosa e prolífica, Gebru enfrentou atitude defensiva, racismo, censura na pesquisa e uma demissão retaliatória", diz a carta.

Sua demissão ocorre na mesma semana que uma agência federal pediu ao Google na quarta-feira para responder a alegações de vigilância contra seus funcionários ativistas. 
TAGS: racismo | negra | demissão | google |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL