Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CONFRONTO

Mais de 900 combatentes sírios voltam para casa após conflito em Nagorno Karabakh

Por: AFP

Publicado em: 02/12/2020 12:59

 (Foto: Karen MINASYAN / AFP)
Foto: Karen MINASYAN / AFP
Mais de 900 combatentes sírios pró-turcos retornaram em ondas sucessivas para a Síria, após o fim dos confrontos em Nagorno Karabakh - informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), nesta quarta-feira (2).

Após seis semanas de conflitos, em 9 de novembro o Azerbaijão e a Armênia assinaram um acordo para pôr fim às hostilidades.

A Turquia, que apóia o Azerbaijão, foi acusada de enviar combatentes sírios para Nagorno Karabakh para apoiar as forças de Baku, o que o presidente Recep Tayyip Erdogan nega.

"Mais de 900 combatentes de facções pró-Ancara voltaram para a Síria em várias ondas", disse o OSDH, observando que a última leva ocorreu em 27 de novembro.

Esses combatentes voltaram para os territórios sob controle turco no norte da Síria, especialmente para as regiões de Afrin, Jarabulus e Al-Bab, disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, à AFP.

Rahman acrescentou que "várias outras ondas de retorno podem se seguir nos próximos dias" e que "todos" aqueles que foram enviados para o Azerbaijão retornarão à Síria.

"O número total de combatentes sírios enviados ao Azerbaijão foi de 2.580", acrescentou, especificando que 293 deles morreram no conflito.

Recentemente, a França pediu "monitoramento internacional" do cessar-fogo em Nagorno Karabakh para garantir o retorno dos combatentes estrangeiros, sobretudo, sírios.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Enem em plena pandemia vira desafio em dobro para estudantes
Enem para todos com o Fernandinho Beltrão #369 #370 Isolamento geografico, reprodutivo e genético
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 15/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco