Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Maior fiscalização para garantir cumprimento de protocolos em Pernambuco

Publicado em: 03/12/2020 18:22

Serviços de alimentação devem servir apenas os clientes que estejam sentados nas mesas. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Serviços de alimentação devem servir apenas os clientes que estejam sentados nas mesas. (Foto: Pixabay/Reprodução)

Com a instabilidade na curva de contaminação e ocupação de leitos em Pernambuco por conta da pandemia do coronavírus, o governo do estado anunciou duas medidas para conter um aumento dos casos da Covid-19. A primeira delas é que não haverá ampliação da capacidade dos eventos realizados no estado, porém também não haverá retrocesso, mantendo o limite máximo em até 300 pessoas. A previsão era ampliar a capacidade a partir da próxima semana. A segunda medida diz respeito ao aumento da fiscalização de algumas atividades econômicas para cobrar o cumprimento dos protocolos de segurança, como distanciamento e higiene.

Segundo Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, existe uma preocupação com a oscilação dos números da pandemia no estado e, por isso, não haverá avanço dentro do plano de flexibilização das atividades econômicas. “Para avançar mais, precisa ter queda e não aconteceu nas últimas duas semanas. Existia uma expectativa de aumentar a carga dos eventos a partir de 7 de dezembro, mas vamos continuar com a carga estabelecida atualmente, com no máximo 300 pessoas. Não vamos avançar, mas também não vamos retroceder. Vamos analisar como se darão os avanços e recuos”, disse.


Apesar de ter elogiado o comprometimento dos setores econômicos em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários, destacando a indústria, serviços, hotelaria, escolas, entre outros, o secretário afirmou que há a necessidade de uma maior fiscalização. “Vamos intensificar a comunicação e a conscientização para uso da máscara, e fiscalizar para punir quem não está cumprindo os protocolos. Não são os setores como um todo, mas alguns estabelecimentos não têm seguido os protocolos e vamos aumentar o rigor porque não podemos prejudicar os setores como um todo pela ação de alguns”, ressaltou Schwambach.


Bruno Schwambach detalhou, em especial, a ação em relação aos eventos sociais e aos serviços de alimentação, atividades que registram queixas de não cumprimento dos protocolos. “Na pandemia, usar máscara pode salvar vidas. Para se alimentar, precisa tirar. Por isso pedimos para só servir quem está sentado. Desta forma, garante distanciamento e resume o contato ao núcleo familiar”, afirmou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL