Diario de Pernambuco
Busca

GESTÃO

Jaime Alheiros assume a presidência do Porto do Recife

Publicado em: 03/12/2020 12:30 | Atualizado em: 03/12/2020 18:33

Novo presidente do Porto do Recife é especialista em gestão de projetos.  (Foto: Marlon Diego/Divulgação)
Novo presidente do Porto do Recife é especialista em gestão de projetos. (Foto: Marlon Diego/Divulgação)
O arquiteto e urbanista Jaime Alheiros assumiu, nesta quinta-feira (3), a presidência do Porto do Recife. Com 25 anos de atuação em planos setoriais e planejamento estratégico e experiência em gestão pública, inclusive no setor portuário, ele substitui Carlos Vilar no comando do equipamento público. Especialista em gestão de projetos, Alheiros foi, de 2011 a 2018, diretor de Planejamento e Urbanismo, e diretor de Planejamento e Gestão do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Ele é o 22º presidente a assumir o comando do ancoradouro recifense, entre titulares e interinos, desde o convênio de delegação firmado entre o governo de Pernambuco e a União, em junho de 2001, quando passou a administração e exploração do porto para o estado.

"O Porto do Recife é um importante equipamento para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, apoiando o crescimento pujante dos polos industriais da Região Metropolitana do Recife, nos últimos anos. Além da sua função logística, contribui para a revitalização do Bairro do Recife com os projetos de revitalização portuária (REVAP) e pode fazer muito mais enquanto plataforma turística para o estado. É um porto que tem história e futuro", afirmou o novo presidente.

Com 45 anos no Porto do Recife e ocupando a presidência pela terceira vez, Carlos Vilar renunciou ao cargo. "Dediquei quase meio século de minha vida ao Porto do Recife e contribuí de muitas maneiras para a história desse ancoradouro centenário. Aos 74 anos, senti que era o momento de dedicar tempo para a minha família e cuidar de minha saúde. Em tempos pandêmicos, fico limitado, em virtude de minha idade, e não posso servir ao Porto com a dedicação de sempre. O momento pede alguém mais jovem", justificou.

Na última gestão, de fevereiro de 2019 a novembro de 2020, Vlar apostou na reforma administrativa, equilíbrio operacional, investimento em novas tecnologias e obras estruturadoras. A reestruturação organizacional da empresa contou com a aquisição de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Para os próximos meses, já na gestão de Alheiros, a expectativa é de que seja publicado o edital de licitação da obra de dragagem do Porto do Recife. O processo é fruto de um termo de compromisso assinado no final de 2019 entre o governo do estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na ordem de R$ 28,5 milhões. A licitação prevê a retirada de um volume de 832.208 metros cúbicos de sedimentos do cais acostável, canal interno e bacia de evolução.

Estrutura

O Porto do Recife atua na prestação de serviços para atendimento de navios de longo curso e cabotagem para importação e exportação de cargas nacionais e estrangeiras. Também tem estrutura para receber navios de cruzeiro e possui um Terminal Marítimo de Passageiros. Pode receber até oito navios, simultaneamente, em seus berços de atracação.

Possui uma área de 114 mil m² disponíveis para armazenagem de cargas diversas, dividida em armazéns cobertos (com capacidade de abrigar aproximadamente 60 mil toneladas), pátios de contêineres (que podem receber 6 mil TEUS) e pátios para cargas diversas (com capacidade para 50 mil toneladas). O Porto do Recife também tem silos portuários que podem armazenar 25 mil toneladas de grãos, cada um deles. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL