Diario de Pernambuco
Busca

EXCLUSÃO

Gil, Marina Silva, Milton Nascimento: Fundação Palmares exclui 27 personalidades negras de lista

Publicado em: 03/12/2020 16:06 | Atualizado em: 03/12/2020 16:21

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Presidente da Fundação Palmares, Ségio Camargo anunciou, nesta quinta-feira (3), os 27 nomes que foram excluídos da lista de personalidades negras da entidade. Entre eles, os cantores Gilberto Gil e Milton Nascimento, além da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora, Marina Silva (Rede).

"Aqui estão os 27 nomes excluídos pela Fundação Palmares, para quem perdeu. A lista de negros notáveis passou a prestar homenagens póstumas. Alguns podem voltar um dia, não todos", afirmou o Camargo no Twitter.

A lista foi publicada em 2011 e, desde então, vem sendo ampliada com personalidades negras que marcaram a história do Brasil e do mundo. Além das lideranças brasileiras, o documento abrange nomes de estrangeiros, como os norte-americanos W.E.B. Du Bois (1868-1962), Martin Luther King (1929-1968) e Malcom X (1925-1965). 

Depois da exclusão das 27 personalidades, outros nomes, no entanto, foram incluídos na lista. São eles: Jacira de Almeida Sampaio, Mussum, Luiz Melodia, Pixinguinha, Luiz Paulo Costa Silva (conhecido como "Negão do BOPE"), Wilson Simonal, Marcílio Luiz Pinto e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

"Vamos valorizar quem merece! São estas as oito personalidades que serão incluídas inicialmente. Outros nomes foram aprovados pela diretoria da Palmares e serão adicionados ainda neste mês. Reparação e reconhecimento. A história não pode ser adulterada, nem a verdade ocultada", completou o presidente. 

Deputados tentam reverter exclusão
Ao todo, seis deputados entregaram Projetos de Decreto Legislativo para suspender a portaria da Fundação Palmares, que mudou os critérios para a seleção de personalidades negras homenageadas pela entidade. A primeira pelo Túlio Gadêlha (PDT-PE) e mais quatro parlamentares da Casa — Bira do Pindaré (PSB-MA), Maria do Rosário (PT-RS), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC). A segunda, de autoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL