Diario de Pernambuco
Busca

Meio ambiente

Em edição virtual, Mostra Ambiental de Cinema do Recife exibe filmes e palestras sobre meio ambiente

Publicado em: 02/12/2020 09:26

 (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Foto: Bruna Costa/Esp.DP
A quinta edição da Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) acontecerá entre os dias 8 e 13 de dezembro de forma virtual e gratuita, com exibição de filmes brasileiros, debates, além de encontro com representantes de festivais ambientais de quatro estados. O documentário Beco, do pernambucano Camilo Cavalcante, vencedor do último Festival de Gramado com o filme Kink Kong en Asuncíon, é um dos longas programados. O objetivo do evento é oferecer uma programação de curtas e longas-metragens que dialogam com temáticas ambientais à disposição de todos, sem precisar sair de casa, e de graça.

A sessão de abertura será realizada na terça-feira (8), às 18h, através do site da MARÉ, com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, e do coordenador da MARÉ, Rafael Buda. A primeira sessão será marcada pela exibição do documentário A jangada,  que narra memórias da ditadura do Estado Novo, da Segunda Guerra, da luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas e por moradia no seu espaço tradicional - alvo de especulação imobiliária.

A programação será diária, tendo um longa-metragem disponível por 24 horas. Dentre as novidades deste ano estará a exibição de uma retrospectiva de curtas na Arena Arbor do Jardim Botânico do Recife. As sessões acontecem no domingo (13) têm classificação livre e os ingressos ficarão disponíveis na portaria do espaço, de forma gratuita.

No total, serão exibidos onze produções brasileiras: os longas A jangada de Welles (CE), Castelos de Terra (MG/França), Virou Brasil (MA/PE) e Beco (PE), do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, e uma retrospectiva de curtas com Fazenda Rosa (PE), O malabarista (GO), Enraizada (PE), Exília (PE), Viagem na chuva (GO), Yá, me conte histórias (PB).

No dia seguinte, quarta-feira (9), às 16h, acontece o Encontro Nacional de Festivais de Cinema Ambiental com uma reflexão sobre a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e a preservação. O encontro contará com Chico Guariba (Mostra Ecofalante - SP), Fellipe Redó (Cinema do Mar - RJ), Tania Caju (Cine.Ema - ES),) Marcelo Cordero (Festival Pachamama - AC) e Solange Arboleda (Rede Latino Americana de Cinema Ambiental / SescTV SP).

O evento contará com a participação nos debtes de Camilo Cavalcante (PE) e Oriane Descout (França), além de Chico Guariba (Mostra Ecofalante), Cida Pedrosa (advogada, ambientalista e escritora), Graci Guarani (cineasta, produtora e formadora audiovisual, Mãe Beth de Oxum (ialorixá, mestra do Coco de Umbigada e embaixadora de Matrizes Africanas no Brasil), entre outros.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL