Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES

Em coletiva, Presidente do TRE-PE enfatiza trabalho para realizar segundo turno

Publicado em: 29/11/2020 07:55 | Atualizado em: 29/11/2020 08:42

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

 
Em sessão contínua, o presidente do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, abriu a coletiva deste domingo (29) reafirmando a importância do voto dos cerca de 1,3 milhão de eleitores do Recife e Paulista. O desembargador reforça que o eleito para os próximos quatro anos de mandato terá um grande desafio de comandar uma prefeitura com as problemáticas acentuadas pela pandemia da Covid-19. 
 
"Tudo que foi feito no primeiro turno está sendo feito no segundo turno em apenas duas semanas. Disponibilizamos máscaras, álcool em 70%, adesivos de distanciamento para permitir que o eleitor exerça esse direito fundamental de voto e escolher aquela pessoa que ele entende a mais bem preparada para governar a sua cidade", pontuou o presidente do TRE-PE.  Em situações comuns, o segundo turno é realizado em três ou quatro semanas depois. 
 
O presidente reiterou a preocupação com as aglomerações, como as que foram registradas no primeiro turno e durante toda campanha. "A aglomeração abre risco de transmissão do vírus. Essa aglomeração pode trazer, também, a ideia de que está havendo alicerçamento de eleitores, o que não é permitido. Estamos seguros que o TRE fez tudo para que as eleições sejam realizadas de forma tranquila", pontua. 
 
Frederico Naves também aproveitou a oportunidade para comentar o atraso na divulgação dos resultados no primeiro turno. "Diante da magnitude das eleições, houve ongestionamento nas transmissões dos resultados. Hoje, ao contrário, serão realizadas eleições em 57 municípios brasileiros, entre eles, 18 capitais. A expectativa é de que os resultados sejam divulgados de forma mais rápida", finaliza.  
 
É importante enfatizar que, mesmo que o leitor não tenha justificado o voto no primeiro turno, é possível votar neste segundo turno.  O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, destaca que o e-Título utiliza a geolocalização. Dessa forma, se o eleitor estiver em sua cidade de votação, não é possível justificar o voto neste domingo (29), tendo em vista que o aplicativo identifica que o eleitor está em sua cidade de votação.

"Um amigo está internado com Covid-19 e ele alegou que não está conseguindo justificar o voto. Expliquei a ele que o aplicativo usa a geolocalização e que só é possível anexar o atestado médico amanhã", relatou o diretor-geral, explicando ainda que é possível justificar em até 60 dias.
 
Um fato curioso recebido pelo e-Título foi de um eleitor justificando voto com uma fotografia do pneu murcho da bicicleta. "Um eleitor tentou justificar o voto com uma foto da bicicleta com pneu murcho. Isso não é justificativa. O juiz analisa as imagens recebidas pelo e-Título e se é uma justificativa plausível. Não adianta enviar foto de pneu murcho ou carro sem gasolina", contou Orson Lemos. 
TAGS: 2020 | eleições | tre-pe |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL