Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Covid-19: Vacina não deve ser oferecida para toda a população em 2021, diz ministério

Publicado em: 28/11/2020 11:11

 (Foto: Chaideer Mahyuddin/AFP)
Foto: Chaideer Mahyuddin/AFP
Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde declarou que uma vacina para o coronavírus não deve ser oferecida para toda a população brasileira em 2021. Franciele Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PIN), explicou que a causa seria a não participação de determinados grupos nos testes dos imunizantes.

"Nós definimos objetivos [com grupos prioritários] para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira", disse Francieli.

“Quando a gente fala em imunização, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos. A própria Covax Facility, iniciativa que junta uma série de laboratórios, ela almeja acesso a 2 bilhões de doses para a vacinar todo o mundo, e por aí verificamos que é uma meta bastante ambiciosa porque não se imagina que haverá vacina para vacinar todos os cidadãos do planeta Terra.”, declarou o secretário-executivo Elcio Franco.

"Estamos conversando com os laboratórios e acompanhando os estudos. Dessa forma vamos desenhar a vacinação no país". “Tanto no Brasil como em todos os países se está estudando os imunizantes, as vacinas. Nenhuma vacina está registrada em nenhum órgão sanitário no mundo”, completou o secretário-executivo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL