Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Comissão Europeia inicia conversações com a Rússia sobre a vacina Sputnik V

Publicado em: 25/11/2020 21:46

 (Foto: Divulgação/ Sputnik V)
Foto: Divulgação/ Sputnik V
A Comissão Europeia declarou hoje (25) que deu inicio aos primeiros contatos com a Rússia a respeito da vacina Sputnik V contra o novo coronavírus. A CE informou também que a comunicação entre as duas partes foi estabelecida a partir do envio do primeiro lote da vacina russa para a Hungria, único país que pertence ao bloco a receber até o momento o imunizante. O ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, anunciou o fato no dia 19 de novembro à imprensa mundial. 

Um porta-voz da Comissão Europeia comunicou que o desenvolvedor da vacina fez contato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e agora ambos estão na fase das primeiras conversas. No entanto, de acordo com o porta-voz, a EMA ainda não obteve nenhuma solicitação para autorizar a comercialização em seu território da vacina criada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.

Além disso, ontem o diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev, parceiro do Centro Gamaleya e o órgão financiador da Sputnik V, divulgou que a instituição já havia enviado desde outubro um requerimento à EMA para receber a autorização. Dmitriev também acrescentou que até existem possibilidades de que empresas farmacêuticas da Alemanha se unam à produção da vacina do Centro Gamaleya.
Ademais, a direção do Fundo Russo de Investimentos Diretos revelou que aguarda ainda nesta semana uma grande comitiva da França a fim de discutir sobre a produção e distribuição da vacina.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL