Diario de Pernambuco
Busca

Campanha de vacinação antirrábica passa a ter postos fixos em Olinda

Publicado em: 25/11/2020 11:10 | Atualizado em: 25/11/2020 11:20

 (Sandy James/DP)
Sandy James/DP
Todo animal de estimação precisa de cuidados básicos com a saúde. Para evitar que doenças prejudiquem a disposição dos bichinhos, o Centro de Vigilância Ambiental (Cevao) da Prefeitura de Olinda realiza uma ação de vacinação contra raiva em cães e gatos. A campanha que já está ocorrendo, se estende até a finalização do lote de 27 mil doses. Mais de 14 mil animais já foram vacinados. No sábado (28), haverá posto fixo na Policlínica de Jardim Fragoso, na Associação de Moradores de Jardim Atlântico e na Vila Olímpica, em Rio Doce.

De acordo com o Cevao, a campanha segue os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual da Saúde. Agora os agentes comunitários passam nos bairros do município, para evitar aglomerações. “Vacinamos apenas animais em área onde tiveram situação de raiva. Então aqui no município tivemos a vacinação nos bairros de Casa Caiada e no Varadouro, pois houve o caso de dois morcegos positivos para a raiva. Então, como o morcego tem uma dispersão um pouco maior que os animais de estimação, então fazemos campanha também nos bairros vizinhos, contemplando as imediações e a própria Zona Rural do município, onde possui grande quantidade de animais silvestres”, explica o gerente do Centro de Vigilância Ambiental José de Holanda Neto.

Segundo Centro de Vigilância Ambiental, das 27 mil doses do imunizante antirrábico recebido, já foram vacinados 14.500 mil animais. As doses, que são aplicadas na pele ou no musculo do animal, são eficazes também na prevenção da propagação da raiva para os seres humanos. “É importante essa ação que estamos fazendo, pois conseguimos cobrir as áreas. As pessoas precisam realmente vacinais seus animais, cães e gatos. A comunidade fica acobertada, a respeito da vacinação contra a raiva. A vacina atua como uma proteção. Por exemplo, os cachorros ficam protegidos contra a raiva e por consequência seus donos também, pois se os animais estão vacinados não vão passar raiva para os donos”, explica a Supervisória de Endemias do Cevao, no bairro de Jardim Fragoso, Renata Pessoa.

De acordo com a Prefeitura de Olinda, hoje (25) e quinta-feira (26), ocorrem vacinação no bairro de Jardim Atlântico, onde os agentes estarão aplicando vacinas pela Avenida Fagundes Varela, próximo a Pizzaria Atlântico. Em Jardim Fragoso, seguirão pela Rua da Integração, próximo ao terminal da PE-15, e nas proximidades da Facho. Já em Rio Doce, passarão na comunidade CSU, ruas 38, Jardim Rio Doce e Belo Horizonte. No sábado (28), haverá três postos fixos principais, que funcionarão das 8h às 17h, sendo na Policlínica de Jardim Fragoso, na Associação de Moradores de Jardim Atlântico e na Vila Olímpica, em Rio Doce. A lista completa está disponível no site da Prefeitura de Olinda.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL