Diario de Pernambuco
Busca

FRAGMENTOS

Sonda da Nasa perde amostras no espaço

Por: AFP

Publicado em: 23/10/2020 21:48

 (Foto: Handout/Nasa/Goddard/Arizona State University/AFP
)
Foto: Handout/Nasa/Goddard/Arizona State University/AFP
A Nasa anunciou nesta sexta-feira que sua sonda Osiris-Rex conseguiu colher uma grande quantidade de partículas do asteroide Bennu após a operação histórica desta semana, mas que foram tantas que o compartimento de coleta não fecha.

"Uma fração substancial da massa colhida está escapando", declarou o chefe da missão, Dante Lauretta, durante conferência telefônica com jornalistas.

A sonda coletou cerca de 400 gramas de fragmentos, muito mais do que o mínimo de 60 gramas que se buscava inicialmente, informou o cientista. Mas entre 5 e 10 gramas já foram observados ao redor do braço coletor, em uma nuvem mais ou menos próxima devido ao entorno de microgravidade, que faz com que os fragmentos se comportem como fluidos.

"Minha grande preocupação é que as partículas estão escapando, somos vítimas do nosso sucesso", explicou Lauretta. Em consequência, a operação de medida da massa, inicialmente prevista para amanhã, foi cancelada, já que corre-se o risco de espalhar ainda mais as amostras.

A urgência agora é reduzir ao mínimo as atividades do aparelho e preparar o mais rapidamente possível o armazenamento das amostras em um compartimento na sonda. Os fragmentos estão em um compartimento localizado no fim do braço coletor do aparelho, cujo mecanismo de fechamento está bloqueado por partículas relativamente grandes.

"Acreditamos que estamos perdendo uma pequena fração do material, mas é mais do que eu queria, fiquei bastante preocupado depois que vi as imagens", declarou Lauretta. "O mais prudente é armazená-lo com o maior cuidado possível, para minimizar qualquer futura perda."
TAGS: nasa | espaço | sonda | amostras |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL