Diario de Pernambuco
Busca

LEI ALDIR BLANC

Secult-PE lança edital da Lei Aldir Blanc para espaços culturais de Fernando de Noronha

Publicado em: 30/10/2020 16:20 | Atualizado em: 30/10/2020 16:23

 (Foto: Teresa Maia/Arquivo DP
)
Foto: Teresa Maia/Arquivo DP


A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) lançou um edital específico da Lei Aldir Blanc para artistas e espaços culturais de Fernando de Noronha. A iniciativa premia propostas artísticas e culturais relacionadas à criação, expressão, fruição ou difusão de práticas artísticas e culturais a serem desenvolvidas pelo segmento cultural do arquipélago, que não se insere entre os territórios que podem apresentar plano de trabalho ao Governo Federal para ser contemplado pelo pelo subsídio para manutenção de espaços culturais que tiveram atividades interrompidas pelas medidas de isolamento social.

O edital contemplará dez atividades com valores de até R$ 5 mil. A submissão de projetos poderá ser feita até o próximo dia 6 de novembro (sexta-feira), por meio do Mapa Cultural de Pernambuco, por meio deste link.


"Diante do impedimento, criamos um edital específico para o arquipélago, a fim de que seus espaços e coletivos culturais não sejam privados do recebimento dos recursos da Lei Aldir Blanc. Uma das exigências é que as propostas, com seus devidos orçamentos, deverão ser compatíveis com as atividades já realizadas pelos espaços culturais proponentes", conta o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto. 


Recém-lançados pela a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), os sete editais emergenciais da Lei Aldir Blanc destinarão R$ 22,3 milhões para o financiamento de projetos culturais oriundos de produtores de todos os segmentos da cultura, no Estado. O objetivo do investimento, é que tanto os estados quanto os municípios brasileiros apliquem, no mínimo, 20% dos recursos recebidos do Governo Federal em “publicação de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural", entre outros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL