Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Museu

Recifenses e turistas visitam o Cais do Sertão no primeiro dia da reabertura

Publicado em: 01/10/2020 20:00 | Atualizado em: 01/10/2020 20:07

 (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Foto: Chico Andrade/Divulgação

No primeiro dia da reabertura após quase seis meses fechado, o Cais do Sertão, no Bairro do Recife, recebeu um público de moradores do Recife e de turistas. As amigas Layres Mendonça, Tatiane Severo e Assíria Dantas, todas de 24 anos, foram ao museu nesta quinta-feira (1º). Duas delas nunca tinham ido ao Cais do Sertão e aproveitaram a retomada de equipamentos culturais na capital pernambucana para fazer a visita.

 (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Foto: Chico Andrade/Divulgação

"Há tanta coisa bonita na cidade que nunca visitamos. O período de isolamento em casa me fez refleti sobre isso e decidi aproveitar para conhecer mais lugares do Recife", disse Layres. Assíria, que já havia ido ao Cais do Sertão antes da pandemia da Covid-19, notou diferenças no museu. "O protocolo deles foi bem feito. Achei tudo muito organizado e seguro. É uma experiência diferente, mas conseguiram manter a essência do Cais", afirmou.

 (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Foto: Chico Andrade/Divulgação

O movimento no primeiro dia da retomada foi mais tímido pela manhã, mas o fluxo aumentou à tarde. "É um museu muito bonito. Um dos mais organizados que já visitei no Brasil. Não consegui visitar todos os espaços porque o primeiro andar estava fechado, mas gostei do que vi e quero voltar em outro momento para ter uma experiência completa", falou o engenheiro químico Paulo Soares, 36, de São Paulo.

 (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Foto: Chico Andrade/Divulgação

A gestora do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia, disse que foi emocionante reabrir o equipamento nesta quinta. "Tivemos uma programação virtual, no nosso Instagram (@caisdosertao), durante o período em que ficamos fechados, mas a emoção de ter os visitantes aqui é grande. A programação online vai continuar e, agora, estamos abertos também para as visitas presenciais", ressaltou.

Protocolo sanitário do Cais do Sertão:

- Apenas o andar térreo do museu está aberto

- O guarda-volumes está fechado, mas é permitida a entrada de bolsas com até 50 cm de tamanho

- O Cais receberá 40% de sua capacidade de visitantes

- Os horários de funcionamento ao público serão reduzidos: das 10h às 16h dias, nas quinta e sexta, e das 11h às 17h, aos sábados, domingos e feriados

- Todos os visitantes precisam usar máscara e respeitar o distanciamento social de 1,5 metro  

- Fones de ouvido coletivos foram desativados e visitante pode levar o próprio fone para ouvir músicas, entrevistas e outros áudios
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco