Diario de Pernambuco
Busca

POLÍTICA PELO CLIMA

Plataforma propõe política colaborativa para enfrentar mudanças climáticas no Recife

Publicado em: 21/10/2020 08:22

 (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Foto: Paulo Paiva/DP Foto
Chuvas extremas, inundações, ressacas, deslizamentos, doenças transmissíveis, ondas de calor e aumento do nível do mar são eventos cada vez mais recorrentes e estão relacionados ao aquecimento global e mudanças climáticas, provocadas por poluições, desmatamentos e urbanização descontrolada.

Apontada pelo Painel de Mudanças Climáticas Brasileiro (PBMC, 2014) como a 16ª cidade do mundo mais vulnerável às mudanças do clima, Recife ganhará nestas eleições uma plataforma colaborativa para formular soluções para seus graves problemas socioambientais e acompanhar a implantação de políticas públicas.

Os graves índices de pobreza e desigualdade que ainda persistem na capital pernambucana podem ficar mais críticos se não forem considerados os riscos climáticos, que, além de gerar prejuízos estruturais (destruição de infraestrutrura urbana e patrimônios públicos e privados), terão impactos devastadores sobre os mais pobres. A iniciativa Política Pelo Clima é uma plataforma suprapartidária para a construção transparente de compromissos, indicadores e monitoramento público de políticas municipais socioecológicas. 

Visa despolarizar o ambiente político, agregar ideias e unir esforços, formulando soluções para atenuar as mudanças climáticas, fortalecer a resiliência socioambiental urbana, desenvolver uma nova economia limpa e acelerar a redução de desigualdades. O projeto é coordenado pelo Instituto InterCidadania (IC), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e busca formar uma grande rede de parceiros.

Política Pelo Clima contempla uma Carta de Compromissos, a ser assinada por candidatos(as) a prefeito(a) e a vereador(a), com recomendações associadas a um conjunto de indicadores, que serão medidos e monitorados de forma transparente por diversas instituições. O objetivo é despertar atenções para problemas urgentes, sensibilizar políticos de todos os partidos e ampliar o
compromisso da sociedade com a implementação de soluções práticas, com visão sistêmica e espírito colaborativo.

Os indicadores consideram os desafios mais emergenciais, interligando dimensões sociais, econômicas e ambientais e foram baseados em diagnósticos e estudos já disponíveis. Serão destacadas metas mensuráveis para Habitação (solucionar palafitas e moradias em locais de alto risco); Mobilidade (valorizar bicicletas, reduzir combustíveis fósseis e criar soluções de transportes públicos compartilhados e conectados); Educação (conhecimento climático na rede pública e formação profissional para cadeias produtivas sustentáveis); Incentivos a Negócios Verdes (impulsionar empreendimentos e empregos na economia circular); Arborização (regenerar ecossistemas e ampliar áreas verdes); EcoPlanejamento Urbano (ampliar a resiliência ambiental e reduzir riscos para a população); Energia (ampliar geração e uso de energia renovável); Resíduos (reduzir geração de lixo, aumentar processos de reciclagem e fomentar oportunidades de emprego e
renda). 

Cada indicador será acompanhado por um conjunto de entidades especializadas, que também ajudarão a formular inovações para catalisar resultados. O Política Pelo Clima será lançado nesta quarta-feira (21/10) em evento digital, transmitido pelas redes. Nos próximos dias, todos os candidatos serão convidados a assinar a Carta de Compromissos. E diversas entidades especializadas e representativas da sociedade serão articuladas para contribuir com ideias, com foco em resultados e no aperfeiçoamento da plataforma e dos indicadores.

Informações detalhadas podem ser acessadas no site www.politicapeloclima.org.br e nas redes sociais. O projeto tem a coordenação geral de Sérgio Xavier, ex-secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, hoje atuando em Organizações Não Governamentais, apartidárias; a coordenação de relações institucionais de Patricia Ferraz, presidente do Instituto InterCidadania; a coordenação técnica de Walber Santana, professor da UFRPE e ex-diretor da CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco e a coordenação de comunicação da jornalista Luciana Nunes, criadora do SinsPire - Hub de Cultura, inovação e sustentabilidade do Recife.

“Os imensos desafios climáticos e as urgências sociais exigem soluções integradas e a colaboração de todos. No âmbito da política não bastam promessas - é preciso fazer acontecer; no âmbito da sociedade, não basta culpar os políticos - é fundamental juntar ideias, conhecimentos e inventar saídas práticas, rápidas e transparentes. Este é o pacto que o Política Pelo Clima busca
promover”, destaca Sergio Xavier.

Esta experiência em Recife visa criar um modelo inovador de formulação de soluções e monitoramento de resultados, que poderá ser replicado em outras cidades. A capital foi escolhida por ter grandes desafios sociais e ambientais, por ter um alto nível de debate político, mas, também por já possuir um conjunto de políticas e instrumentos de gestão de riscos climáticos que devem ser consolidados e aprimorados, como patrimônio da cidade. 

SERVIÇO:

Lançamento digital da Plataforma Política Pelo Clima

Quando: 21 de Outubro 17h

Ferramenta de Transmissão: ZOOM e Canal Youtube Sinspirehoje
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL