Diario de Pernambuco
Busca

VACINA

Órgãos russos afirmam que enviaram ao Brasil pedido preliminar de análise da vacina Sputnik V contra a Covid-19

Publicado em: 30/10/2020 20:38 | Atualizado em: 30/10/2020 20:50

 (Foto: Koen Weel/ANP/AFP)
Foto: Koen Weel/ANP/AFP
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota de esclarecimento  nesta sexta-feira (30) sobre a vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus no Brasil. A Anvisa informou que não recebeu nenhum pedido de registro referente ao medicamento, mas sim um aval da União Química Farmacêutica Nacional, em parceria com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, para a apresentação somente de documentos prévios. "Os documentos foram enviados com um pedido para que a Anvisa faça uma análise prévia, antes da apresentação formal do pedido de pesquisa", diz o comunicado.

Além disso, a Agência também anunciou que recebeu um pedido de reunião "de caráter técnico" da União Química Farmacêutica Nacional para que seja realizada uma autorização de pesquisa clínica para a Sputnik V."A Anvisa tem mantido canal aberto com todas as instituições envolvidas no desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. A documentação recebida na quinta é parte desta estratégia, mas ainda são documentos prévios e não se trata de pedido de autorização para realizar os estudos em fase 3 (com testes em humanos) ou o pedido de registro", acrescentou a Anvisa.

Em coletiva à imprensa hoje, a União Química Farmacêutica Nacional, em parceria com Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, declarou que já encaminhou documentos preliminares para uma "pré-submissão" do registro da Sputnik V no Brasil na última quinta-feira. "O Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RFPI, fundo soberano de riqueza da Federação da Rússia), a empresa União Química Farmacêutica Nacional e o Governo do Estado do Paraná anunciam que foi realizada a pré-submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos documentos preliminares para registrar, em conformidade com os procedimentos regulatórios brasileiros, a vacina russa 'Sputnik V', a primeira vacina contra a Covid-19  registrada no mundo", afirmou o Fundo. 

A vacina Sputnik V, produzida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, recebeu o primeiro certificado de registro do Ministério da Saúde da Rússia em 11 de agosto e se tornou a primeira do mundo a ter esse tipo de documentação. E no dia 4 de setembro, a revista científica The Lancet, uma das mais prestigiados do mundo, publicou que o medicamento russo gerou imunidade sem efeito colateral em todos os participantes das fases 1 e 2.
TAGS: anvisa | sputnik | vacina |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL