Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Museus do Recife retomaram o funcionamento nesta quarta

Publicado em: 01/10/2020 16:53 | Atualizado em: 01/10/2020 16:56

Museu da Cidade
O Museu do Recife retomou as atividades adotando todos os cuidados necessários para prevenção da disseminação do coronavírus (Foto: PCR/Divulgação)
Museu da Cidade O Museu do Recife retomou as atividades adotando todos os cuidados necessários para prevenção da disseminação do coronavírus (Foto: PCR/Divulgação)

Após uma pausa de mais de cinco meses provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), Museu da Cidade e Murillo La Greca, equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife, reabriam as portas e retomaram às atividades presenciais nesta quinta-feira (1º). Os espaços voltaram voltaram ao funcionamento com horários de atendimento especiais, e com protocolos de controle de acesso do público.

Desde o dia 31 de agosto, os equipamentos foram contemplados pelo Plano de Convivência com a Covid-19 e começaram a organizar seus espaços para retomar as atividades. Já estão em funcionamento o Cais do Sertão, Museu do Estado de Pernambuco, Estação Capiba - Museu do Trem, Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), Museu Regional de Olinda, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco, Torre Malakoff e Espaço Pasárgada. Os museus estão seguindo normas de distanciamento e cuidados de higiene.

Museu da Cidade
Adotando todos os cuidados necessários para prevenção da disseminação do coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento, o Museu da Cidade receberá o público de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h nesta fase de reabertura. Já o atendimento presencial no Setor de Pesquisa será de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

A programação em cartaz é a exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte à patrimônio cultural mundial da humanidade pela Unesco. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O Museu da Cidade fica no Bairro de São José. Tem entrada gratuita.

MAMAM
Centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais nordestina e brasileira, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) também volta a receber o público com horário reduzido. Neste primeiro momento de retomada, os expedientes de visitação serão de quinta a domingo, das 12h as 16h.

Só será permitido o acesso com máscara. Para reforçar os protocolos de higiene, o museu firmou uma parceria com a Compesa para instalação de um lavabo no pátio do equipamento. O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. O acesso é gratuito.

Murillo La Greca
O La Greca receberá o público de terça a sexta, das 9 às 17h, com a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, patrono do museu, reunindo 50 trabalhos do artista pertencentes ao acervo geral, formado por mais de 1400 desenhos.

A sala de exposição só pode ser visitada por, no máximo, 4 pessoas simultaneamente, para assegurar o distanciamento social que ainda se faz necessário. O Museu Murillo La Greca está localizado na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim. A entrada é gratuita e visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones 33553126/3129.

Paço do Frevo
Também gerido pela Prefeitura do Recife, o Paço do Frevo foi o primeiro museu público a retomar atividades presenciais no estado, reabrindo no dia 10 de setembro. Expedientes e capacidade de atendimento ao público foram reduzidas, a partir da suspensão de eventos presenciais, da sinalização do prédio com marcação de distanciamento social e da redução de áreas de circulação nos espaços expositivos.

Entre as medidas adotadas para garantir a segurança sanitária das instalações, estão ainda a disposição de totens de álcool em gel, o uso obrigatório de máscaras e a medição da temperatura dos visitantes na entrada, além da venda de ingressos online para acesso ao museu, que agora abre de quinta a domingo. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal. Está funcionando de 10h às 16h na quinta e na sexta-feira e das 11h às 17h no sábado e no domingo. Ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) e podem ser adquiridos no próprio museu ou pela internet, no site http://www.pacodofrevo.org.br/.

"Desde nossa abertura, temos nos deparado com uma volta gradual do público, que tem colaborado muitíssimo com todos os protocolos. Os visitantes têm vindo de máscara, têm permitido que sua temperatura seja aferida, além de estarem cumprindo os protocolos relativos ao percurso e distanciamento, dispostos em todo o prédio por meio de nossa 'sinalização brincante', que traz elementos da cultura carnavalesca para reforçar o cuidado com a vida, nosso maior patrimônio", disse Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL