Diario de Pernambuco
Busca

Marília (PT) comemora recuo de Bolsonaro sobre privatização do SUS, mas pede que a população se mantenha em alerta

Publicado em: 29/10/2020 13:30 | Atualizado em: 29/10/2020 15:58

 (Fotos: Ricardo Labastier)
Fotos: Ricardo Labastier
Ontem, após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogar o decreto 10.530, sobre parceria público-privada para administração e manutenção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), a candidata à prefeita Marília Arraes (PT) comemorou em suas redes sociais, mas alertou a população que, apesar da vitória, "não nos enganemos com esse tipo de recuo forçado", disse.  

Assinado pelo presidente da República e pelo ministro da Economia, Paulo Gudes, e publicado nesta terça-feira, o decreto tinha o intuito de fomentar estudos "de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios", afirma o documento. As unidades são tidas como porta de entrada do SUS.

A ação, vista como prelúdio para a privatização da saúde pública, foi criticada por parlamentares, ex-ministros e especialistas, também gerando revolta nas redes sociais. Na quarta-feira, Bolsonaro recuou, revogando o decreto.

Perante a situação e em tom de alerta à população, Marília Arraes afirmou que a atitude do presidente confirmava sua tese sobre esse ser "um governo que não sabe o que faz e nem pra onde ir", contou. "Essa desistência é uma vitória da sociedade brasileira. Mas não nos enganemos com esse tipo de recuo forçado. Vamos continuar combatendo essa agenda anti-povo de Bolsonaro".

Destacando o papel que vem desempenhando durante o período de campanha, iniciado no dia 27 de setembro, a petista diz que sua candidatura combaterá os retrocessos e, criticando o silêncio dos candidatos adversário perante o decreto de privatização, falou que a cidade do Recife necessita de uma gestão que se impõe. "E no Recife, é a minha candidatura que tem feito isso com coragem, sem calar. Porque eu tenho lado e uso a minha voz em favor dos direitos da população, enquanto outros preferem um silêncio conivente", finalizou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL