Diario de Pernambuco
Busca

REALEZA BELGA

Justiça decide que filha ilegítima de ex-rei belga tem direito a título de princesa

Por: AFP

Publicado em: 01/10/2020 19:36

 (Foto: ERIC LALMAND/AFP)
Foto: ERIC LALMAND/AFP

A artista belga Delphine Boel, reconhecida recentemente como a quarta filha do ex-rei Albert II, após um exame de DNA, tem direito ao título de princesa, sentenciou nesta quinta-feira (1) a justiça belga.

Esta vitória na corte de apelações de Bruxelas, a última etapa de um combate de sete anos, foi confirmada à AFP pelo advogado de Boel, Marc Uyttendaele, e uma fonte judicial. A escultora, de 52 anos, poderá ostentar o patronímico Saxe-Coburg, que pertence à família real, acrescentou o advogado.

"O tribunal afirma que o rei Albert II é seu pai", informou o advogado, uma declaração confirmada por uma fonte judicial. Albert II reinou entre 1993 e 2013, antes de abdicar em favor de seu filho legítimo, Felipe, que é o atual monarca.

O boato de que Boel era sua filha começou a circular em 1997, mas a escultora teve que esperar até o ano passado, quando um tribunal obrigou o monarca a se submeter a um exame de DNA.

"Ela está feliz com esta decisão, que põe fim a um longo processo, particularmente doloroso para ela e sua família", acrescentou o advogado. "Uma vitória judicial nunca vai substituir o amor de um pai, mas representa sim um ar de justiça", concluiu.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL