Diario de Pernambuco
Busca

WIKILEAKS

Justiça britânica anunciará sentença sobre extradição de Assange em 4 de janeiro

Por: AFP

Publicado em: 01/10/2020 15:37 | Atualizado em: 01/10/2020 15:55

 (Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS /AFP )
Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS /AFP
A Justiça britânica anunciará, em 4 de janeiro, sua decisão sobre o pedido de extradição de Julian Assange, feito pelos Estados Unidos, que quer julgar o fundador do Wikileaks pela divulgação de centenas de milhares de documentos confidenciais, anunciou a juíza encarregada do caso nesta quinta-feira (1o).

O ativista australiano, de 49 anos, permanecerá preso até então, afirmou a juíza Vanessa Baraitser, após quatro semanas de audiências no Tribunal Penal de Old Baley, em Londres.

A Justiça americana quer julgar o australiano por espionagem. Ele pode ser condenado a 175 anos de prisão pela divulgação, a partir de 2010, de mais de 700.000 documentos classificados sobre as atividades militares e diplomáticas americanas, especialmente no Iraque e Afeganistão.

Assange foi preso em abril de 2019 após passar sete anos refugiado na embaixada equatoriana, justamente por medo de ser extraditado aos Estados Unidos.

A juíza britânica deve analisar agora se a extradição do ativista é proporcional ou compatível com os direitos humanos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL