Diario de Pernambuco
Busca

Meio ambiente

Jardim Botânico do Recife abre viveiro florestal para visitação

Publicado em: 01/10/2020 09:49

 (Divulgação )
Divulgação
Para comemorar o Dia da Natureza neste domingo (4), o Jardim Botânico do Recife abrirá, pela primeira vez, o viveiro florestal para visitação. O espaço, dedicado ao cultivo de mudas de árvores destinadas à arborização da cidade, terá visita guiada para grupos de 10 pessoas por vez. De acordo com a Prefeitura do Recife, a abertura tem como objetivo  conscientizar a população a respeito da importância de conservar o meio ambiente e respeitar a natureza.

O viveiro florestal  tem capacidade para produção de 1,2 mil mudas ao ano, abrangendo cerca de 30 espécies de pequeno, médio e grande portes, sendo 95% nativas da Mata Atlântica e Caatinga, destinadas à arborização urbana.  No local, também são gerados alguns lotes para fins de reflorestamento, reposição e ampliação das coleções científicas do próprio JBR, jardins de plantas medicinais, jardim sensorial, jardim de biomas, jardim tropical e outras plantas ornamentais.

Algumas áreas do viveiro são visíveis durante o circuito do equipamento ambiental, mas outras não são liberadas à visitação em função das especificidades da produção de mudas.

"Vamos abrir o viveiro excepcionalmente neste domingo para que os visitantes possam celebrar o Dia da Natureza conhecendo um pouco sobre a produção de mudas e as árvores que embelezam a nossa cidade. O passeio inclui todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias e, por isso, será conduzido para grupos de até 10 pessoas por vez", explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Entre as espécies que poderão ser observadas estão ipê-rosa, pau-jangada, pau-ferro, pau-brasil, angico liso, amescla de cheiro, craibeira, tamboril, jacarandá boca de sapo, aroeira, angico de caroço, canafistula, caatingueira, cássia do Nordeste, sibipiruna, pata de vaca, sabonete e ipê-amarelo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL