Diario de Pernambuco
Busca

Alerta

Inmet emite alerta e solicita atenção redobrada em barragens de MG

Publicado em: 24/10/2020 15:19 | Atualizado em: 24/10/2020 15:26

 (Tomaz Silva/Agência Brasil )
Tomaz Silva/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) distribuíram um alerta informando que entre hoje (24), principalmente no período da tarde, e a prõxima segunda-feira (26), há possibilidade de chuva forte, em volumes que podem atingir 100 milímetros (mm) em 24 horas no centro-leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.A previsão também vale para o estado de Espírito Santo e para o sul da Bahia.

Em função desses prováveis acumulados pluviométricos, é alta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra pontuais, assim como de eventos hidrológicos rápidos, como alagamentos de ruas ou transbordamentos de pequenos córregos nessas regiões. Estas chuvas fortes poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Devido ao alerta  do Inmet,  a Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu um comunicado pedindo que os donos de barragens em Minas Gerais redobrem a atenção e o monitoramento das estruturas neste final de semana.

A  ANM  pede ainda “que sejam observados em especial o estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto, durante todo o período de chuvas”. O estado possui três barragens em nível de emergência 3, considerado o mais alto.

A nota diz ainda que “em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração deverá ser acionado e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens tem que ser imediatamente informado.”  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL