Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa é inaugurado nesta quinta

Publicado em: 01/10/2020 13:54 | Atualizado em: 01/10/2020 16:24

 (Foto: Leandro de Santana/ DP)
Foto: Leandro de Santana/ DP
A prefeitura do Recife inaugurou nesta quinta-feira (1) o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), destinado ao cuidado com a saúde da terceira idade. O local será o primeiro hospital público do Nordeste voltado aos maiores de 60 anos, com capacidade para realizar 8 mil consultas e 700 internações ao longo do mês, com um total de 76 leitos, quatro salas cirúrgica e 13 consultórios. Com o Hospital Eduardo Campos, a gestão de Geraldo Júlio soma dois hospitais, com o Hospital da Mulher, além de dois hospitais de campanha. O HECPI fica localizado na avenida Recife, ao lado do Hospital Geral de Areias.

Em um ponto de fácil acesso, o hospital oferecerá atendimento ambulatorial, exames, leitos de internamento tradicionais e UTI. As consultas laboratoriais serão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e os internamentos de domingo à domingo. Parte dos equipamentos do novo hospital municipal foram herdados dos hospitais de campanha montados pela prefeitura do Recife para combater a Covid-19.
 
Prefeito Geraldo Júlio e a Representante da Pessoa Idosa, Lenilta Garcia. (Foto: Leandro de Santana/ DP)
Prefeito Geraldo Júlio e a Representante da Pessoa Idosa, Lenilta Garcia. (Foto: Leandro de Santana/ DP)

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, destacou que o hospital foi construído através de parceria direta com o governo do estado, que doou o espaço para a construção do HECPI. “Esse hospital só foi possível pela determinação, disposição e decisão política do nosso governador de ceder esse terreno para que a gente pudesse construir. O governo do estado tem sido parceiro em todos os momentos da nossa gestão.”, frisou. A Representante da Pessoa Idosa, Lenilta Garcia, 66 anos, também esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância de uma unidade de saúde destinada à pessoa idosa e da sua inauguração no dia em que se comemora o Dia do Idoso. “A honra de estar no dia da inauguração, no dia do idoso, é uma maravilha.”, enfatizou a representante.  
 
Painel do artista pernambucano José Ferreira. (Foto: Leandro de Santana/ DP)
Painel do artista pernambucano José Ferreira. (Foto: Leandro de Santana/ DP)
 
O nome do hospital destinado à pessoa idosa é uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, falecido há seis anos. Na ocasião, seu filho Pedro Campos ficou emocionado ao relembrar os feitos do pai no estado. “A frase que vocês escolheram não poderia ser melhor, quando ele diz que o cuidado e o respeito curam tanto quanto a ciência. Eduardo vai estar vivo nesse hospital, em cada limpeza bem feita, em cada comida bem preparada e em cada idoso que passar aqui e for tratado com a dignidade que merece”, destacou Pedro Campos ao se referir ao painel do artista José Ferreira colocado no hospital.  

AMBULANTES
Antes do HECPI, o espaço na frente da unidade, às margens da avenida Recife, era tomado de vendedores informais. Com a construção do hospital, a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), realizou um cadastro com os comerciantes para montar uma praça de alimentação com os antigos comerciantes informais a fim de evitar instalações irregulares através da oferta dos boxes gratuitamente aos antigos comerciantes. 

SERVIÇO
Consultas laboratoriais: Segunda a sexta-feira, das 7h às19h
Internações: 24h de domingo a domingo
Local: Av. Recife, 810, no bairro da Estância. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL