Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

Governo das Filipinas convoca embaixadora no Brasil após denúncia de agressão

Publicado em: 26/10/2020 16:56

 (Foto: Reprodução/Rede Globo )
Foto: Reprodução/Rede Globo
A embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro, foi convocada de volta pelo governo do seu país de origem, após ser flagrada agredindo uma empregada doméstica que trabalhava dentro da representação do país asiático, em Brasília. 

Em um comunicado, o Departamento de Relações Exteriores filipino informou que uma "investigação rigorosa sobre o caso" será conduzida, e que a trabalhadora vítima das agressões —que também é filipina—%u200B retornou a seu país de origem na última quarta-feira (21). "O departamento está em contato com ela para garantir seu bem estar e sua cooperação nas investigações", diz a nota.

Gravadas pelo circuito interno da residência oficial da missão diplomática, as cenas foram exibidas na noite desse domingo (25) pelo Fantástico. O vídeo mostra Marichu agridindo a trabalhadora com beliscões, tapas e puxões de orelha. As imagens foram entregues à Justiça e devem servir como provas para as denúncias feitas por funcionários ao Ministério Público do Trabalho, que abriu inquérito para apurar o caso.

Marichu Mauro está no cargo em Brasília desde abril de 2018 . Desde janeiro deste ano, ela também representa as Filipinas junto a Venezuela como embaixadora não residente. Ela também é embaixadora na Guiana, na Colômbia e no Suriname. Ela chegou a ser homenageada pelo então presidente Michel Temer, que recebeu suas credenciais diplomáticas. No início deste mês, ela recebeu uma condecoração do presidente Jair Bolsonaro. “Eu tenho certeza que qualquer um que tenha dado uma medalha ou qualquer honraria à ela não conhece quem ela é realmente”, disse uma das testemunhas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL