Diario de Pernambuco
Busca

MUNDO

EUA, França e Rússia repudiam conflito em Nagorno-Karabakh

Publicado em: 01/10/2020 14:16 | Atualizado em: 01/10/2020 14:51

 (Handout / Azerbaijani Defence Ministry / AFP)
Handout / Azerbaijani Defence Ministry / AFP
Os chefes de Estado dos Estados Unidos, Rússia e França declaram que condenam veementemente a crescente escalada dos ataques armados na região Nagorno-Karabakh e apelaram para um imediato cessar-fogo, assim como à retomada das negociações sem condições prévias. 

O presidente russo, Vladimir Putin, também anunciou que está sendo preparado em uma reunião de emergência com os membros permanentes do Conselho de Segurança da Rússia um documento acordado entre os líderes destes países sobre a situação "Nós também instamos os líderes da Armênia e do Azerbaijão a se comprometerem imediatamente e sem condições prévias para retomarem as negociações sobre a essência da regulação, com a colaboração dos co-presidentes do Grupo de Minsk da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)", menciona um dos trechos do documento. 

Além do mais, o documento ainda informa que os presidentes lamentam as baixas e transmitem condolências as famílias dos feridos e dos mortos em combate. 
Os atritos entre a Armênia e o Azerbaijão tiveram inicio no passado domingo (27) com ambas as partes trocando ameaças de agressão e comunicando a mobilização de seus militares (parcial para Baku, e total para Erevan). As forças azeris lançaram o que classificaram de contra-ataque, garantindo que as forças armênias começaram primeiro. Estas acusações foram negadas pelo governo de Erevan, relembrando que a capital Baku tinha disparado contra cidades e forças armênias.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL