Diario de Pernambuco
Busca

Orla do Cabo

Carcaça de baleia jubarte é encontrada na praia de Enseada dos Corais

Publicado em: 01/10/2020 14:35

 (Foto: João Barbosa/SECOM Cabo de Santo Agostinho)
Foto: João Barbosa/SECOM Cabo de Santo Agostinho
Um filhote de baleia jubarte foi encontrado na manhã desta quinta-feira (1), na orla praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. O animal, com aproximadamente 4,5 metros, já estava em fase de decomposição há três dias e sem a cabeça, o que dificultou o trabalho para identificar a causa da morte e encaminhá-lo para exames científicos. A carcaça foi retirada por uma equipa da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município.

De acordo com a coordenação de fiscalização ambiental do Cabo de Santo Agostinho, o mamífero não morreu próximo à praia. “Infelizmente, pelo estado de decomposição em que ele foi encontrado, não há como determinar a causa da morte. Tudo indica, entretanto, que o animal não morreu no litoral do Cabo, acabou sendo trazido pelas correntes marítimas que fazem parte da geografia deste local”, relatou a gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente do município, Daniela Oliveira.

Pelo estado de putrefação, foi realizado o protocolo padrão ambiental, que é fazer o descarte enterrando o animal próximo ao lugar em que foi encontrado. Caso a carcaça estivesse em melhores condições, teria sido levada à Universidade Rural de Pernambuco para ser analisada. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente enviou relatório sobre a baleia para o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), órgão vinculado ao Ibama. 
TAGS: praia | mamífero | animal | baleia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL