Diario de Pernambuco
Busca

TRANSPLANTE

Vítima da Backer recebe rim da mulher em cirurgia bem-sucedida

Publicado em: 29/09/2020 16:56

De acordo com o boletim médico do hospital, a cirurgia foi um sucesso e o casal passa bem (Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
De acordo com o boletim médico do hospital, a cirurgia foi um sucesso e o casal passa bem (Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
A cirurgia de transplante de rim de uma das vítimas da cervejaria Backer, o professor Cristiano Mauro Assis Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi um sucesso segundo o Hospital Felício Rocho, onde o procedimento foi realizado na manhã desta terça-feira (29). Em nota, a unidade de saúde informou que ele e a esposa, Flávia Schayer, doadora do órgão, estão bem. 

De acordo com o boletim médico do hospital encaminhado à reportagem, o procedimento durou cerca de duas horas e o órgão recebido por Cristiano está apresentando “diurese volumosa”, que significa que o rim está cumprindo sua função. O procedimento foi feito para que o paciente não precise passar mais por hemodiálise. 

“A paciente Flávia Schayer Dias passa bem após retirada do rim direito para doação do órgão ao esposo, Cristiano Mauro Assis Gomes. A cirurgia transcorreu bem, sem intercorrências. O procedimento durou cerca de duas horas e a paciente está consciente, na sala de recuperação pós-anestésica”, informou o hospital.  

“O paciente Cristiano Mauro Assis Gomes, passa bem após ser submetido a um transplante renal e está se recuperando sem intercorrências. A cirurgia ocorreu bem, o órgão recebido apresenta diurese volumosa e o paciente está em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme procedimento padrão após transplante”, esclareceu.

Cristiano voltou a um hospital depois de ficar mais de 70 dias internado no Biocor, em Nova Lima, na Grande BH. Praticamente sem movimento no rosto, ele chegou a pesar 120 quilos por conta das dificuldades dos rins em filtrar, diante dos danos causados pelo dietilenoglicol – substância química encontrada em dezenas de lotes de cervejas da Backer.  

Contaminação
O rótulo Backer mais contaminado era justamente o que foi mais consumido por Cristiano Mauro Assis Gomes: a Belorizontina.

“Pensei que seria melhor morrer. A dor é terrível. É insuportável. Eu não desejo para ninguém da empresa o que eu passei”, declarou a vítima quando recebeu alta do Biocor, em março.
 
“Quando fiquei sabendo que era a cerveja, pensei: 'Isso é o Brasil'. Depois, a segunda sensação foi que precisamos mudar esse país. Empresários insensíveis que só pensam em lucro. Precisamos fazer uma crítica à vida privada. Como estamos agindo no capitalismo? Precisamos de ética. Os exemplos são péssimos”, disse.

Cristiano tomou cerca de 30 garrafas da Belorizontina ao longo do mês de dezembro. No dia 30 de novembro, ele já havia consumido sete em uma festa num sítio de amigos e passou mal.

Depois disso, ele bebeu cerca de uma por noite no mês seguinte. No dia 21 de dezembro, consumiu aproximadamente cinco garrafas e não se sentiu bem nos dias seguintes.
 
Na antevéspera do Natal, ele foi internado no Hospital Biocor. A hemodiálise começou justamente na data em que se comemora o nascimento de Cristo.
 
Quatro dias depois, o drama da família aumentou, quando Cristiano deu entrada no CTI, onde permaneceu por 44 dias. Os sintomas neurológicos começaram em 1º de janeiro.

O caso 
De acordo com denúncia do Ministério Público, o Caso Backer deixou 10 mortos e 16 pessoas com quadros de saúde graves. 

O inquérito da Polícia Civil terminou com 11 indiciados: uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção. 

No início deste mês, o MP denunciou 10 pessoas à Justiça, entre sócios-proprietários da Backer e responsáveis técnicos. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL