Diario de Pernambuco
Busca

Exercícios

Usuários aprovam volta às atividades em Academias da Cidade

Publicado em: 22/09/2020 19:14 | Atualizado em: 22/09/2020 19:49

Alunos e professores seguem protocolos de segurança durante aulas (Foto: Gabriela Teixeira / Esp. DP FOTO)
Alunos e professores seguem protocolos de segurança durante aulas (Foto: Gabriela Teixeira / Esp. DP FOTO)

Após mais de seis meses sem aulas presenciais, oito polos da Academia da Cidade do Recife retornam às atividades a partir desta terça (22). Entre eles, está o do Parque da Jaqueira, zona norte do Recife. Por lá, a empolgação dos alunos com o retorno era visível. A dona de casa Gilda Pereira aprovou a volta às aulas no polo. A aluna, que frequenta as aulas há pouco mais de cinco anos, afirma que estava sentindo falta dos exercícios durante o tempo em que permaneceu em casa. Ela conta que continuou a se exercitar de forma remota, mas não escondeu o contentamento com o retorno à rotina. “Eu estava sentindo falta daqui, dos professores, e estou muito feliz com a volta às aulas”, diz.

O motociclista Iranildo Mota é outro aluno que aprovou a reabertura das Academias. Um dos primeiros a chegar para a aula, ele confessa que, durante o isolamento, não conseguiu manter a rotina de exercícios por causa do trabalho, mas se mostrou disposto a retomar o ritmo que tinha antes da pandemia. Para ele, as aulas presenciais são um diferencial na hora de se exercitar. “O que eu gosto mesmo é de estar junto com o grupo, e estou muito feliz com a volta”, conta. 

A empolgação dos alunos não passou despercebida para o professor Francisco Cordeiro. O profissional, que atua no projeto há cerca de dez anos, ressalta a importância da volta às atividades, e destaca os protocolos de segurança adotados por causa da Covid-19. “Estamos seguindo todo um roteiro para garantir nossa segurança e a dos usuários.”, afirma. Antes de retornarem aos exercícios, os alunos passam por uma avaliação física, feita através de agendamento.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destaca a importância dos exercícios físicos orientados por profissionais para a saúde dos usuários. Ele afirma, também, que a retomada das atividades ocorre em um momento em que “há mais de quatro meses com queda sustentada e persistente dos casos graves e óbitos”. 

Retomada gradual

As atividades nas Academias da Cidade estavam suspensas desde março, quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus, e ocorrem de forma gradual. Dos 42 polos disponíveis nos bairros do Recife, 8 reabrem esta semana. A retomada dos demais polos deve acontecer nas próximas semanas, sempre oito por vez. A previsão é de que todos os polos estejam em funcionamento até o final de outubro.

A reabertura segue as regras de segurança estabelecidas dentro do Plano de Convivência com a Covid-19, como cuidados com a higiene e distanciamento social. Tanto os profissionais quanto os alunos deverão comparecer às aulas de máscara, e têm que utilizar o acessório durante e após as atividades. A duração das aulas também sofreu alterações, passando de uma hora de duração para 40 minutos, para que haja a limpeza do local antes do início do próximo turno.

Outra orientação é que usuários do grupo de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, permaneçam em casa, utilizando o conteúdo online disponibilizado no Instagram do Programa Academia da Cidade (@pacrecife) e no site do aplicativo Atende em Casa.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL