Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

PÚBLICO

Secult-PE segue com encontros sobre a Lei Aldir Blanc. Confira a programação

Publicado em: 21/09/2020 14:39

 (Foto: Secult-PE/Divulgação)
Foto: Secult-PE/Divulgação

Além dos canais de atendimento ao público para retirada de dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc, o Encontro LAB PE é outra ação da Secretaria de Cultura no sentido de prestar assistência ao público em geral e aos municípios sobre a Lei. No último mês, a iniciativa teve 20 edições, e reuniu mais de mil profissionais da cultura nos debates que acontecem pela internet. Na próxima segunda-feira (21), a ação terá como tema Como solicitar a renda emergencial da Cultura?. A programação segue até a sexta-feira (25), com outros encontros (Confira a agenda no final da matéria). 

Com o lançamento do formulário de solicitação da renda emergencial da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, na última segunda-feira (14), alguns temas debatidos desta semana foram Construindo editais para a Lei Aldir Blanc e Como solicitar a renda emergencial da Cultura. Já na quinta (17) e sexta-feira (18), foi a vez da ação ser voltada para as linguagens de Artesanato, Gastronomia, Cultura Popular e Patrimônio Imaterial.

Já os primeiros encontros, por exemplo, abordaram detalhes de como os trabalhadores poderão acessar os benefícios da lei; o que os municípios precisam fazer para acessar os benefícios; e como funcionará o Cadastro por meio do Mapa Cultural de Pernambuco; entre outros. O birô de atendimento também abriu espaço para diálogos com outras setoriais das linguagens culturais, como Música, Audiovisual e Artes Visuais, entre outras. 

Dentre o público, participam dos Encontros Lab gestores municipais, conselheiros e conselheiras de cultura, representantes de comissões setoriais e demais profissionais do setor, divididas em temáticas ou linguagens artísticas. A iniciativa será realizada durante toda a execução da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

COMO PARTICIPAR
Quem quiser participar dos Encontros Lab, que acontecem sempre das 14h às 16h, via Google Meet, basta preencher o formuláriodisponível aqui e sinalizar o dia/tema que deseja debater. O link de acesso às salas será disponibilizado via e-mail, até às 14h. As inscrições devem ser feitas até às 13h de cada dia, para ter acesso à sala. 

REUNIÕES COM GESTORES
Outra reunião importante promovida pela Secult-PE foi a primeira capacitação voltada para o Mapa Cultural de Pernambuco na execução da Lei Aldir Blanc pelos municípios do Estado, realizada na última quarta-feira (16).

Participaram do encontro cerca de 90 gestores municipais de todas as regiões de Pernambuco, que assistiram a um passo a passo sobre a solicitação da Renda Emergencial para a mobilização dos profissionais da cultura das suas cidades. Também foi apresentado o ambiente de solicitação do Inciso II da Lei Aldir Blanc (Espaços Culturais) que será executado pelos municípios que vão aderir o Mapa Cultural de Pernambuco na execução da Lei. A expectativa é que o próximo encontro aconteça ainda na segunda quinzena de setembro deste ano. 

CADASTRO NA LEI ALDIR BLANC 
Na última segunda-feira (14), O Governo de Pernambuco iniciou o cadastramento de profissionais, artistas e demais trabalhadores da área de cultura que buscam a Renda Básica Emergencial prevista pela Lei Aldir Blanc. As inscrições ficarão disponíveis até o dia 14 de outubro, e exigem alguns requisitos. O preenchimento do formulário pode ser feito dentro da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, no link  www.lab.mapacultural.pe.gov.br. Saiba mais em www.cultura.pe.gov.br/leialdirblanc.

Confira a agenda desta semana:

Segunda (21)
Como solicitar a renda emergencial da Cultura?

Terça-feira (22)
Construindo Editais para a Lei Aldir Blanc

Quarta-feira (23)
Como solicitar a renda emergencial da Cultura?

Quinta-feira (24)
Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca - Lei Aldir Blanc

Sexta-feira (25)
Como solicitar o subsídio aos espaços e coletivos culturais?
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco