Diario de Pernambuco
Busca

Conscientização

Palácio da Justiça ganha nova iluminação em apoio ao Setembro Amarelo

Publicado em: 18/09/2020 15:28 | Atualizado em: 18/09/2020 18:07

 (Foto: TJPE/Divulgação)
Foto: TJPE/Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aderiu ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre o suicídio que tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade desse tipo de atentado contra a vida no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O prédio escolhido foi o Palácio da Justiça, no Recife, iluminado com a cor amarela.

A campanha acontece desde 2014 em todo o mundo, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida anualmente. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), suicídio é uma prioridade de saúde pública. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção voluntária e gratuitamente para aqueles que quiserem e precisarem conversar, sob total sigilo, por telefone, (através do número 188), e-mail e chat, disponíveis 24 horas todos os dias. O centro realiza apoio emocional e prevenção.

Mais uma causa
Nesta segunda-feira (21), a cor do Palácio mudará para o tom verde em apoio ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi oficializada em 2005 pela lei número 11.133. Segundo essa legislação, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL