Diario de Pernambuco
Busca

CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa: Campanha alerta para importância de diagnóstico precoce

Publicado em: 30/09/2020 18:14

Médica Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mama. (Foto: Divulgação)
Médica Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mama. (Foto: Divulgação)
Quando descoberto nos estágios iniciais, a chance de cura do câncer de mama é de 95%. O diagnóstico precoce pode ser feito por meio de mamografias, acima dos 40 anos, e ultrassonografia, em pacientes mais jovens. No mês do Outubro Rosa, o Lucilo Ávila Diagnóstico, único em Pernambuco acreditado nacionalmente pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), incentiva a busca pelos exames capazes de detectar o câncer de mama. “De peito aberto para o exame” é o tema da campanha deste ano, cujo objetivo é encorajar as mulheres, que já encaram tantos desafios na vida pessoal e no âmbito profissional, a trocarem o medo de uma possível confirmação da doença pelo conhecimento de que o diagnóstico precoce é capaz de salvar vidas. É um chamado para que as mulheres empoderadas não negligenciem a saúde. 

As duas principais estratégias para detectar um câncer na mama são o diagnóstico clínico, feito através da percepção de sinais e sintomas da doença e o rastreamento, realizado através de exames de imagem. O diagnóstico - essencial para o reconhecimento da doença em estágios mais brandos - é feito na busca por lesões que indiquem câncer. Em casos sugestivos, é indicada uma investigação mais precisa. Já o rastreamento, cujo objetivo é estudar e observar mulheres na faixa etária de maior prevalência da doença, permite encontrar alterações na população que ainda não manifesta sintomas ou que está aparentemente saudável.

“No Brasil, o câncer de mama acomete uma em cada 12 mulheres até os 90 anos. O diagnóstico precoce depende muito de a mulher estar informada e realizar todos os passos para buscar detectar a doença na fase mais inicial. Quando diagnosticado em estágio inicial, conseguimos um percentual de cura acima de 95%. Em fase mais avançada, esse percentual cai e os tratamentos são mais agressivos”, afirma a médica radiologista Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mama.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura - antes dos 70 anos - na maioria dos países. Para o Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, sendo o segundo tipo mais comum no país, junto ao câncer de próstata e atrás apenas do de pele não melanoma. O Inca prevê 2.390 novos casos de câncer de mama até o fim do ano em Pernambuco, sendo 560 ocorrências no Recife.

Ação social – Dentro da campanha “De peito aberto”, o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, em parceria com a ONG CasaRosa e com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), vai doar mamografias para mulheres pernambucanas. Serão 100 doações, sendo 50 para a Casa Rosa e 50 para o hospital da rede estadual. A ação social será impulsionada pelas redes sociais do Lucilo Ávila. O compartilhamento da hashtag da campanha para o Outubro Rosa vai gerar doações de mamografias à ONG.

No Recife, a CasaRosa – Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco acolhe e dá assistência para mulheres vindas do interior de Pernambuco para tratamento do câncer. O Centro de Oncologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ligado à Universidade de Pernambuco (UPE ), também atende mulheres vindas de todas as regiões do estado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL