Diario de Pernambuco
Busca

Operação Muçambê

Operação policial erradica 80 mil pés de maconha no Sertão

Publicado em: 22/09/2020 08:55

 (Foto: Divulgação/PF.)
Foto: Divulgação/PF.
Mais de 80 mil pés de maconha foram erradicados no Sertão pernambucano durante ação policial. Uma pessoa de 22 anos também foi presa por tráfico de drogas. Dos dias 9 a 18 de setembro, a operação conjunta entre as Polícias Federal, Civil e Militar, identificou plantações da droga nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Carnaubeira da Penha e Ilhotas do Rio São Francisco. De acordo com a PF, caso esses 80 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e vendidos, renderia 27 toneladas da droga.

Além dos 80.300 mil pés de maconha encontrados, também foram destruídas 18.640 mil mudas, 30 quilos de maconha pronta para o consumo e 4 quilos de sementes. Durante a Operação, a polícia ainda efetuou uma prisão em flagrante no dia 11 de setembro, de um suspeito de 22 anos. De acordo com a Polícia Federal, ele possui antecedentes por roubo e tráfico e morava em Santa Maria da Boa Vista, onde estava cultivando a plantação de maconha.

Em seu depoimento, o suspeito negou envolvimento com o cultivo da droga. No entanto, no momento da prisão, ele estava com as mãos sujas do vegetal, segundo a PF. Ele foi autuado por tráfico de drogas, teve sua prisão preventiva confirmada em audiência de custódia e depois foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salgueiro. Caso seja condenado poderá pegar penas que variam de cinco a 15 anos de prisão.

Esta ação foi um desdobramento da Operação Muçambê e faz parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE), órgão  da Polícia Federal em Brasília. O Objetivo é reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado por policiais federais e quando se aproxima o período da colheita, novas ações são realizadas para coibir a secagem e o repasse da droga aos pontos de tráfico.

"Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal aliada às forças de segurança pública vem contribuindo significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região Nordeste, evitando assim a escalada da violência", afirmou a PF, através de nota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL