Diario de Pernambuco
Busca

Olinda

OAB realiza ato público em defesa de advogada detida em delegacia

Publicado em: 25/09/2020 11:45 | Atualizado em: 25/09/2020 19:35

 (Leandro de Santana/Esp. DP)
Leandro de Santana/Esp. DP
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), um ato de desagravo -quando uma corporação de advogados presta solidariedade ao profissional ofendido enquanto exercia a função- em defesa de Ana Cristina Santos da Silva, detida no dia 28 de maio deste ano em frente à Delegacia do Varadouro, em Olinda após um desentendimento com o delegado titular. De acordo com a OAB, a advogada foi "detida arbitrariamente" pelo delegado Osias Tibúrcio Fernando de Melo, da Delegacia do Varadouro. Após o ocorrido, Ana Cristina foi submetida a um exame de corpo de delito. 

No local, o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, prestou solidariedade e repudiou o ocorrido. Além dos representantes da Ordem, outros advogados também estiveram em frente à Delegacia.

"Este ato está previsto em lei e, no nosso caso, é em defesa da advogada Ana Cristina Santos que foi arrastada para dentro [da delegacia], mantida presa em situações humilhantes. A OAB não admite esse tipo de violação das prerrogativas. Todas as atitudes estão sendo tomadas para que este fato não permaneça impune porque, todas as vezes que uma prerrogativa é violada, é um direito do cidadão que está sendo atingido", afirmou.

A advogada Ana Cristina agradeceu o ato e reforçou a importância do apoio recebido.

"No dia que tudo aconteceu eu me senti impotente, fiquei muito triste com todo o constrangimento que eu sofri. Agora eu estou de cabeça erguida, sigo em frente. O sentimento é de gratidão com o apoio dos colegas. Peço que não se calem diante das injustiças. O ato é muito significativo, é de suma importância para comprovar a força da advocacia e conter todos os abusos e desmandos que frequentemente acontecem", desabafou.

O Diario entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS), mas não recebeu respostas até a publicação desta matéria.
 
Relembre o caso
No dia 28 de maio deste ano, a advogada Ana Cristina foi detida enquanto aguardava a chegada da mãe de um cliente, em frente à delegacia. O delegado Osias Tibúrcio Fernando de Melo pediu a identificação da advogada, que segundo a mesma, apresentou a carteira da OAB.
 
Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adepe) comunicou que "Havia uma aglomeração de pessoas em frente à delegacia, e, por se tratar de uma área de segurança, que estava custodiando presos perigosos à espera do resultado da audiência de custódia, e também por recomendações sanitárias, o delegado resolveu abordar as pessoas que se encontravam em frente à delegacia, ocasião em que uma das pessoas se apresentou como advogada".

Ainda segundo a Adepe, com a advogada teria negado a apresentação da documentação.
"Diante da negativa e do cometimento de infração penal, em tese, art. 68 do decreto lei 3688/41, foi informado que ela deveria o acompanhar ao interior da delegacia para confecção do procedimento cabível", concluiu.

A Polícia Civil informou que designou, em caráter especial, o delegado Frederico Marcelo para realizar a investigação desse caso.







Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL