Diario de Pernambuco
Busca

Educação

No ensino médio, estudante pernambucano vira CEO de startup

Publicado em: 22/09/2020 16:45 | Atualizado em: 22/09/2020 17:18

 (Foto: Nave/Divulgação)
Foto: Nave/Divulgação
No terceiro ano do ensino médio, o estudante pernambucano Vinnicius Rodrigo, 17, já é o diretor executivo da Cordel, uma startup que cria novas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio de jogos e experiências lúdicas. O negócio liderado por Vinnicius foi selecionado para incubação no Porto Digital.

“Queremos disponibilizar ferramentas para que as escolas possam criar aulas mais engajadoras e criativas”, diz o jovem empreendedor, que trabalha ao lado de outros colegas para tornar o sonho possível.

A startup teve origem a partir de projetos desenvolvidos pelo estudante na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no Recife, que faz parte do Núcleo Avançado em Educação (Nave), uma parceria do Oi Futuro com a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco.

"O Nave nos ofereceu uma base técnica. Agora estamos tendo oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos na escola”, afirma Vinnicius, que foi um dos selecionados para o programa Mind The Bizz Ressignifica, do Porto Digital, em parceria com o British Council. Ao final do ciclo, o Porto Digital aprovou o negócio social para seguir para incubação no parque tecnológico.

A base técnica do projeto veio sobretudo de atividades e disciplinas cursadas ao longo de todo o ensino médio. Com a proposta de garantir a formação integral dos estudantes, o empreendedorismo se torna uma estratégia relevante para estimular a autonomia, o protagonismo e a cidadania dos jovens, aproximando estudantes de diferentes cursos técnicos para construir projetos de tecnologia com impacto social.

No caso do estudante, foi durante a disciplina Projeto Integrador que surgiram as primeiras experiências que contribuíram para a criação da startup Cordel. Na época, quando estava no segundo ano do ensino médio, ele foi cocriador de O pequeno cabra da peste, um jogo digital baseado em uma adaptação nordestina do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. O game teve o objetivo de preservar a cultura local e chamar atenção para o consumo consciente de água.

A mais recente conquista do Vinnicius foi a seleção, entre os 15 primeiros colocados, no evento Peter Drucker Challenge, na Áustria, na categoria de empreendedores e gerenciadores. A participação terá que ser online, por conta da pandemia. O estudante também foi aprovado em uma academia de liderança na Colômbia, a Latin American Leadership Academy.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL