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Driblando a crise

Mulheres empreendedoras inovaram mais durante pandemia, diz estudo

Publicado em: 24/09/2020 14:44 | Atualizado em: 24/09/2020 18:48

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas mostra que mulheres empreendedoras demonstraram maior agilidade e competência ao implementar inovações em seus negócios durante a crise econômica causada pelo novo coronavírus. De acordo com o levantamento, a maioria das mulheres (71%) faz uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender produtos. Já o percentual de homens que utilizam essas ferramentas é bem menor: 63%. Essa vantagem das mulheres diante dos empresários também foi verificada no uso do delivery e nas mudanças desenvolvidas em produtos e serviços.

O estudo, realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, revelou que a maioria dos empresários registrou uma diminuição do faturamento mensal a partir do início da pandemia, com uma situação ligeiramente pior para as mulheres (78%) em comparação com os empresários do sexo masculino (76%). Por outro lado, elas passaram – por força das medidas de isolamento social – a utilizar mais as vendas online do que os homens (34% delas contra 29% dos empreendedores). As mulheres donas de negócios também inovaram mais na oferta de seus produtos e serviços (11%) contra 7% dos homens; e usaram mais os serviços de delivery (19%), enquanto 14% dos empresários passaram a adotar essa mesma estratégia. 

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esse fenômeno pode ser explicado – em grande parte – pelo nível de escolaridade das mulheres empreendedoras. “As mulheres são mais escolarizadas do que os homens: 63% delas têm nível superior incompleto ou mais, contra 55% dos homens com esses mesmos níveis de escolaridade”, comenta. Outra possível explicação pode estar, segundo o presidente do Sebrae, no fato do percentual de mulheres jovens empreendendo ser maior do que o de homens (24% delas têm até 35 anos, contra 18% deles).

O levantamento também mostrou que há uma predominância das mulheres em empreendem em casa (35%), em comparação com os homens (29%). Em geral, essa situação se dá em razão das mulheres buscarem compatibilizar a rotina do negócio com as demandas da família. A pesquisa também revelou que a maioria dos empreendedores está em processo de reabertura, com ligeira vantagem para as mulheres (76%) em relação aos homens (75%). 

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