Diario de Pernambuco
Busca

Iniciativa

Moradores de comunidades do Recife recebem máscaras e itens de higiene como prevenção à Covid-19

Publicado em: 21/09/2020 12:48

 (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto.)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto.
Oito bairros do Recife recebem tendas itinerantes com profissionais de saúde para orientar a população sobre as formas de prevenção do novo coronavírus. A iniciativa atende à população de áreas de vulnerabilidade social do Recife. O atendimento acontece até a sexta-feira (25) e inclui distribuição de máscara e itens de higiene. As estações itinerantes estarão montadas, das 8h às 16h, nos bairros de Santo Amaro, Dois Unidos, Casa Amarela, Caxangá, Tejipió, Imbiribeira, Alto do Eucalipto e Alto da Bela Vista, no Ibura de Baixo.

Rivaldo Lins, de 38 anos, está desempregado e foi com a filha, Rayca Vitória, 8, ao posto itinerante de Dois Unidos. Sem condições de comprar máscara, ele recebeu, além de orientações de higiene, máscara, creme dental e escova de dentes. "Achei essa iniciativa ótima porque nem sempre a gente tem dinheiro para comprar máscara e precisa estar sempre trocando, lavando, então é importante essa presença nos bairros mais humildes da cidade", diz.

A dona de casa Rosimar Oliveira, 61, foi visitar a irmã na rua Bela Vista, no Córrego do Morcego, e se surpreendeu com a presença da estação itinerante. "Como precisamos sempre lavar as máscaras, nem sempre dá tempo de enxugar. Então é bom ter mais de uma para trocar a cada duas horas", comenta.

A ação é realizada pela Atenção Básica à Saúde do Recife e já distribuiu 440 mil máscaras desde o dia 29 de junho em 96 localidades da capital. Nas tendas, a população recebe orientações sobre como lavar as mãos corretamente, uso de álcool e de máscara de profissionais que atuam na atenção primária à saúde, como agentes de saúde, educação física, enfermagem e vigilância em saúde.

"Algumas pessoas podem ter a falsa impressão de que a pandemia já acabou, e isso provoca o descuido. A cada semana fazemos a análise de perfil epidemiológico e mantemos as ações de prevenção. Estamos vendo a diminuição de casos e de óbitos, mas esse resultado positivo vem justamente da prevenção, então a população deve manter os cuidados", comenta a diretora da Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

Também começou esta semana a ação porta a porta nas comunidades mais vulneráveis do Recife. "Além dessas ações de prevenção, fazemos visitação aos lares, sobretudo daquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco, como gestantes e idosos. Passamos orientações de higiene, levamos máscara e insumos de higiene, como água sanitária, sabão em barra e álcool em gel. Pessoas em vulnerabilidade social nem sempre podem comprar a máscara e os itens para garantir a sanitização, por isso a Prefeitura mantém essa acompanhamento para garantir a prevenção, comenta Ana Sofia Costa.

Visitação porta a porta:

Segunda-feira (21/09)
Córrego do Deodato
Rua Córrego do Deodato, s/n, Água Fria.
Ponto de referência: próximo à USF Tia Regina.

Terça-feira (22/09)
Comunidade Bom Clima
Rua Cristal, n° 137, Guabiraba

Quarta-feira (23/09)
Comunidade Vila Vintém
Rua João Tude de Melo, n° 10, Parnamirim. 
Ponto de referência: próximo ao shopping Plaza

Quinta-feira (24/09)
Comunidade Antero Mota e Avilã
Rua Antero Mota, s/n, Iputinga.
Ponto de referência: no final do muro do Parque de Exposições do Cordeiro

Endereços das Estações Itinerantes:

Santo Amaro
Praça do Campo Santo, Rua do Pombal, n° 381, Santo Amaro.
Ponto de referência: em frente ao Cemitério de Santo Amaro

Dois Unidos
Rua Bela Vista, n° 263, Dois Unidos.
Ponto de referência: ao lado da Igreja Presbiteriana Renovada

Casa Amarela
Estacionamento do Bompreço - Rua Dona Ana Xavier, n° 35, Casa Amarela

Caxangá
Rua São Francisco de Paula, Caxangá.
Ponto de referência: próximo à UBT Olinto de Oliveira

Tejipió
Rua Ananias Catanho, n° 700, Tejipió.
Ponto de referência: em frente à Escola Paulo Souza Leal

Imbiribeira
Estação do Metrô do Recife na Imbiribeira - Rua Dr. Valdir Pessoa, n° 718, Imbiribeira

Alto do Eucalipto
Rua Camboriú, n° 664, Alto do Eucalipto.
Ponto de referência: área do estacionamento da USF Alto do Eucalipto

Alto da Bela Vista
Cruzamento entre as ruas Cassiano Leite e Demerval Lobão, no Ibura de Baixo.
Ponto de referência: em frente ao terminal de transporte complementar
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL