Diario de Pernambuco
Busca

RECUPERAÇÃO

Monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes será restaurado e transferido da BR-232

Publicado em: 28/09/2020 14:07 | Atualizado em: 28/09/2020 14:12

Na BR-232, a obra sofre com constantes ataques de vandalismo.  (Foto: Leandro de Santana/ DP Foto)
Na BR-232, a obra sofre com constantes ataques de vandalismo. (Foto: Leandro de Santana/ DP Foto)
Relembrando a emblemática expulsão dos holandeses, o Monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes, de autoria do artista plástico Francisco Brennand, será transferido da BR-232, no Curado, até a Via Mangue. O motivo da mudança é a valorização da obra, tendo em vista que na BR-232 o monumento sofre com o abandono e vandalização. Diversos representantes se reuniram no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na manhã desta segunda-feira (28),  para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de restaurar e transferir a obra.

A iniciativa do projeto foi do promotor de Justiça José da Costa Soares, da 12ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural da Capital. O destino final exato do monumento será para a Avenida Via Mangue, localizada no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, nas imediações do terreno do antigo aeroclube. Além de ser  restaurado, é planejado uma  iluminação em um local de destaque para a obra ser apreciada pela população local e visitantes.
A iniciativa do projeto foi do promotor de Justiça José da Costa Soares, à direita na foto.  (Foto: Leandro de Santana/ DP Foto)
A iniciativa do projeto foi do promotor de Justiça José da Costa Soares, à direita na foto. (Foto: Leandro de Santana/ DP Foto)

O promotor de justiça José da Costa Soares, propulsor do projeto, fala que o principal objetivo do projeto é salvar a obra - que está em avançado estado de perecimento - e dar ela de volta à sociedade pernambucana. Além disso, a iniciativa pretende trazer o fato histórico da batalha dos Guararapes à tona e prestar uma reverência à memória do autor Francisco Brennand. “A peça se encontrava em um estado de degradação e perecimento, inclusive, com várias peças furtadas. Então, fizemos essa junção de esforços para primeiro recuperá-la. Entendemos que a remoção, com a sua qualificação seria a melhor saída, onde ela fosse protegida e mais visualizada”, destaca o promotor. 

O edifício Roberto Lyra, sede da Procuradoria-Geral de Justiça, recebeu representantes da empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Oficina Francisco Brennand e Polícia Militar de Pernambuco para realizar a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de restaurar e transferir de local o Monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes, criado pelo artista plástico Francisco Brennand. 

Maria da Conceição Brennand, Gestora da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, esteve presente na assinatura do TAC, relata que o projeto a surpreendeu pela ousadia e que o monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes valoriza a brasilidade. “É uma obra importantíssima porque nos remete ao que deveria ser de maior importância para nós: a nossa nacionalidade, o nosso coração brasileiro batendo. A representação da nossa raça com um negro, um indio e um branco”, explica.

Conceição reforça ainda que a iniciativa do promotor de justiça José da Costa Soares evidencia a importância da preservação e manutenção das obras artísticas para a perpetuação da história. “Foi uma iniciativa fantástica do Ministério Público, inclusive, como passo para ter esse olhar dirigido exatamente para esse tipo de problema de obras que precisam ser preservadas , de memórias que precisam ser preservadas”, finalizou. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL