Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

DIREITOS HUMANOS

Missão da ONU vincula governo da Venezuela a crimes contra a humanidade

Publicado em: 16/09/2020 13:58

 (FOTO: AFP)
FOTO: AFP
Após uma série de investigações realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), as autoridades da entidade revelaram nesta quarta-feira (16) que as forças de segurança da Venezuela e grupos aliados cometeram inúmeras e assíduas violações dos direitos humanos, inclusive com execuções e torturas, que correspondem a crimes contra a humanidade. A partir disso, a missão da ONU que constatou os fatos  defende que outras jurisdições nacionais e o Tribunal Penal Internacional (TPI) comecem um projeto de aplicação de processos contra o país sul-americano.
 
Todas as averiguações apuradas pela ONU se baseiam num extenso relatório com mais de 270 entrevistas com vítimas, testemunhas, ex-autoridades e advogados, além de documentos confidenciais. As autoridades da instituição ainda afirmaram terem descoberto que oficiais militares autoridades, da polícia e da inteligência efetuaram execuções extrajudiciais, entre as quais, a do ex-chefe do Serviço Nacional de Inteligência, general Christopher Figuera. Além disso, os investigadores também garantiram que o presidente Nicolás Maduro e os ministros do Interior e da Defesa determinaram ou colaboraram nos crimes documentados do relatório com o objetivo de calar e deter a oposição venezuelana.

De acordo com  publicação da agência Reuters, a presidente da missão da ONU, Marta Valiñas, que apresentou o relatório, declarou que a missão encontrou motivos razoáveis para acreditar que, desde 2014, as autoridades e as forças de segurança venezuelanas planejaram e executaram violações de direitos humanos graves, algumas das quais equivalem a crimes contra a humanidade. “Longe de serem atos isolados, estes crimes foram coordenados e cometidos de acordo com políticas de Estado, com o conhecimento ou apoio direto de oficiais de comando e autoridades de governo de alto escalão”, acrescentou Marta Valiñas
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #259 O que é uma planta?
Rhaldney Santos entrevista o desembargador do TJPE Erik Simões
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco