Diario de Pernambuco
Busca

Campanha 2020

João Campos assume compromisso com o Plano Recife 500 anos

Publicado em: 29/09/2020 16:50

 (O candidato do PSB, João Campos, afirmou que o plano sintetiza os principais desejo do povo. Foto: Rodolfo Loepert/Divulgação)
O candidato do PSB, João Campos, afirmou que o plano sintetiza os principais desejo do povo. Foto: Rodolfo Loepert/Divulgação
O Plano Recife 500 anos, iniciativa que nasceu em 2015 através de parceria entre a Prefeitura do Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), recebeu nesta terça-feira (29) a garantia de continuidade do candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, deputado federal João Campos (PSB). O plano tem por objetivo pensar a cidade a longo prazo, como foco em projetos para serem desenvolvidos até 2037. 
 
“O Pano Recife 500 anos sintetiza os desejos e principais demandas do povo, tendo sido feito de maneira democrática e participativa. Mais de 5 mil pessoas foram ouvidas para que fossem elaborados caminhos estratégicos e, anualmente, há a revisão e atualização desse material. As nossas propostas e ideias estão em sintonia com o que está colocado no plano”, destacou João.
 
Dentre todos pontos levantados, existem pilares primordiais, como o investimento em educação e formação profissional e a infraestrutura urbana. Alfabetização na idade certa, por exemplo, é um dos objetivos principais. “Alfabetizar com qualidade as crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do Recife é um dos eixos que dialoga com o que defendemos”, afirmou o candidato.
 
Outras áreas também terão atenção especial, como saúde, empreendedorismo e ações de valorização do meio ambiente tendo o Rio Capibaribe como grande ativo da população. 
“A primeira infância está colocada no plano para construir o futuro da cidade e também é um dos caminhos estratégicos mais importantes porque são as ações feitas para as crianças entre 0 e 6 anos que vão transformar a face da educação e da cidadania”, afirmou o presidente da Aries, Marcos Baptista, informando que existem 17 projetos estratégicos dentro do plano. A preocupação tem relação direta com a proposta de João Campos de trabalhar pela criação de espaços urbanos na periferia com foco na primeira infância.
 
Segundo o parlamentar, ações da Prefeitura do Recife que estão em consonância com o Plano 500 terão continuidade e serão ampliadas, como a pedestrianização de ruas, a criação de creche-escola e o investimento em robótica, entre outros projetos que estimulem o aprendizado dos estudantes.
 
O conceito de ‘Cidade para as Pessoas’, disseminado por autores como o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência mundial no tema, é adotado pelo Recife 500 Anos. Já a Aries, é a instituição que estuda o futuro das cidades e a realização de projetos e protótipos, estando relacionada com o que há de mais recomendado na área.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL