Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Interior de Pernambuco ganha destaque em premiação do Idepe 2019

Publicado em: 23/09/2020 12:54 | Atualizado em: 23/09/2020 20:24

A cerimônia foi transmitida online diretamente do Palácio do Campo das Princesas.  (Foto: Divulgação)
A cerimônia foi transmitida online diretamente do Palácio do Campo das Princesas. (Foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira (23), foram divulgados o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), com premiações para os destaques, em sua maior parte do interior do estado. Pernambuco ganha evidência nacional por sua constante crescente no Idepe e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo o único estado do Brasil, nos últimos 12 anos, que evoluiu em todas as edições, batendo as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, Pernambuco tem o menor índice de abandono escolar do Brasil, registrando 1,5%. 

O governador Paulo Câmara (PSB) destacou a importância do desempenho que o estado vem alcançando nos últimos anos no Idepe. “De 2007 para cá vemos como é possível implementar sementes e, com pouco mais de dez anos, já deu frutos que Pernambuco vem colhendo com muita satisfação e sendo referência hoje no Brasil em educação pública de qualidade que alcança metas todos anos.”, afirmou. 

Devido à pandemia de covid-19, a cerimônia precisou ser realizada de forma online, com transmissão pelo canal do governo de Pernambuco no Youtube. Na ocasião, o governador de Pernambuco também reforçou que, mesmo tendo aulas remotas, o governo entende o impacto da Covid-19 na educação do estado. “Vamos buscar correr atrás do prejuízo dessa paralisação. Mesmo com as aulas remotas, a gente sabe que não é a mesma coisa, mas que possamos continuar aplicando aqui em Pernambuco essa política de estado que perpassa, com certeza, governos.”, reforçou.

Os números do Idepe são divulgados anualmente sendo um dos eventos mais importantes do calendário da educação pública de Pernambuco e tem como objetivo valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais. Gestores, professores e estudantes das Redes Municipais e da Rede Estadual acompanharam, virtualmente, a cerimônia que trouxe premiações para regiões do Agreste ao Sertão do estado.
 
Em 2019, o Idepe rergistrou a média do Ensino Médio de Pernambuco  em 4,7. “As escolas evoluíram como um todo no Estado. Claro que todos os anos há as escolas que se destacam, mas todos os anos também temos novas escolas chegando ao primeiro lugar, sejam elas estaduais ou municipais. A Mata Sul é um exemplo de uma região onde os municípios, como um todo, apareceram nas categorias de crescimento. Foi a região que mais cresceu”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio. 

CONHEÇA 
O prêmio Idepe foi criado em 2015 para reconhecer os melhores colocados em cada categoria dos índices. Para calcular as notas e percentuais, é utilizado resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

A seguir, veja os três primeiros colocados em cada categoria no Idepe: 

Escolas estaduais: ensino médio
1º lugar - Escola João Rodrigues Leite, em Carnaubeira da Penha, com nota 7,6
2º lugar - Erem Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, em Floresta, com nota 7,57
3º lugar - Erem João Batista de Vasconcelos, em Tacaratu, com nota 7,46

Escolas estaduais: anos finais do Ensino fundamental
1º lugar - Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, com nota 7,52
2º lugar - Escola Inocêncio Correia Lima, em Ibimirim, com nota 7,46
3º lugar - Escola Joaquim Guedes Correira Gondim Neto, em Ibimirim, com nota 7,25

Escola municipais - anos finais do ensino fundamental
1º lugar - Grupo Escolar Barra Azul, em Bonito, com nota 8,24
2º lugar - Escola Intermediária Manoel de Queiroz Lima, em Bonito, com nota 7,68
3º lugar - Escola Municipal Bernardo Sayão, em Bonito, com nota 7,54


Escolas municipais: anos iniciais do ensino Fundamental
1º lugar - Escola Municipal Professora Janaína Mércia Freire Silva, em Custódia, com nota 9,11
2º lugar - Escola Municipal Fortaleza, em Triunfo, com nota 8,90
3º lugar - Grupo Escolar Barra Azul, em Bonito, com nota 8,68

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL