Diario de Pernambuco
Busca

Ato simbólico

Fundaj acende árvores de Natal em ação solidária nesta terça

Publicado em: 18/09/2020 15:55 | Atualizado em: 18/09/2020 16:07

 (Foto: Arquivo DP)
Foto: Arquivo DP
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança, nesta terça-feira (22), às 18h, o Natal da Esperança. Em um ato simbólico, a instituição montará duas árvores confeccionadas pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne), com mensagens altruístas: uma no jardim do equipamento sediado em Casa Forte, Zona Norte do Recife, e outra no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho.

“Joaquim Nabuco, no livro Minha Formação, compara a esperança a uma planta delicada, que cresce dia a dia. Inspirada nessa ideia do nosso patrono, a Instituição decidiu antecipar o lançamento da celebração para um dia após o início da Primavera, a estação das flores”, explica o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

As árvores terão estrutura de quatro metros de altura, as árvores natalinas estão sendo construídas com garrafas recicláveis, tecidos de malha e fios de led. Para a decoração, serão adicionadas folhagens de árvores diversas, a exemplo da amendoeira-da-praia ou pé de castanhola (Terminalia catappa L.). As folhas contarão, cada uma, com bordados feito à mão por crianças e adultos das comunidades do Areal, no bairro de Apipucos, no Recife; Camela, no distrito do município de Ipojuca, e Massangana, vizinha ao engenho gerenciado pela Instituição pernambucana no Cabo.

Ao todo, 40 kits foram enviados para as comunidades, contendo diversos tipos de linha, como costura e crochê, com gramaturas e cores variadas, lantejoulas, tesouras, colas e papéis. A confecção dos kits foi feita pela equipe do Educativo do Muhne, seguindo todas as recomendações de segurança comuns ao período pandêmico, como a higienização com álcool 70. Como as oficinas tradicionais da equipe não podem ser feitas de modo presencial, um vídeo também foi produzido pela educadora Élida Nathália, onde ela ensina passo-a-passo a técnica do bordado.

“As árvores têm como principal foco a aproximação da Instituição com seu entorno. Ou seja, com as pessoas que compõem os bairros onde seus campi estão situados. É uma ação que mostra que em qualquer tempo você pode ter atividades que despertem e exaltem a esperança, as demonstrações de ajuda, desejos de boas-vindas saúde e prosperidade, além de mensagens de fé, esperança e paz”, aponta a coordenadora do Educativo do Muhne, Edna Silva. No dia 22,  ambas as árvores serão acendidas com a participação limitada de membros das comunidades. Dentre eles, as crianças.

A campanha de arrecadação de donativos será iniciada neste mesmo dia. Todos os campi da Fundação (Campus Sede, em Casa Forte; Derby, no Centro do Recife; Apipucos, na Zona Norte, e Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho) estarão recebendo doações de alimentos que serão distribuídos entre as famílias da comunidade que integraram a ação, nas oficinas de confecção de adereços bordados.

Programação

A celebração do natal da Fundação será realizada em 11 de dezembro, pelo YouTube da instituição. Está sendo programada para esta data lançamento de livros, exibição de filme, exposições com o acervo do Museu do Homem do Nordeste e do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade (Cehibra) sobre o ciclo natalino, oficinas para crianças realizadas pela Coordenação de Ação Educativas do Muhne e  e o espetáculo “Quando a estrela corre o céu”, de Ronaldo Correia de Brito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL