Diario de Pernambuco
Busca

Ramal do Agreste

Escavação do Túnel Ipojuca I é finalizada

Publicado em: 24/09/2020 10:49

 (MDR/Divulgação )
MDR/Divulgação
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) concluiu, na quarta-feira (23), a escavação do Túnel Ipojuca I, com 2,4 quilômetros de extensão. O Túnel Ipojuca faz parte da etapa de construção do Ramal do Agreste, em Pernambuco. Quando completo, o Ramal pretende levar água do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de maior escassez hídrica de Pernambuco. Em 2020, o gasto do ministério no empreendimento para realização da obra foi de aproximadamente R$ 313,6 milhões.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Ramal do Agreste tem 70,8 quilômetros de extensão, com uma capacidade de vazão de 8 mil litros por segundo e está localizado no norte de Pernambuco, próximo à fronteira com a Paraíba. Segundo a pasta, serão atendidas 68 cidades e mais de 2,2 milhões de pessoas.

A escavação está localizada entre os quilômetros 54 e 56 da obra. Foram utilizados explosivos em ciclos sucessivos de detonações, que foram condicionados pelas características geológicas das rochas encontradas durante o processo. O túnel custou R$ 19,6 milhões dos cofres federais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL