Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

FENÔMENO

Efeito Dark? Milhares de pássaros caem do céu no Novo México

Publicado em: 16/09/2020 17:42

 (FOTO: Alisson Salas/ New Mexico State University)
FOTO: Alisson Salas/ New Mexico State University
Um grande número de pássaros aparecendo mortos no Novo México, sudoeste dos Estados Unidos, tem preocupado e intrigado cientistas.

No que lembra cenas da série Dark, da Netflix, em que pássaros caem do céu misteriosamente, a estimativa é de que centenas de milhares morreram nos últimos dias, segundo relatou a professora do departamento de Peixes, Vida Selvagem e Ecologia da Universidade Estadual do Novo México, Martha Desmond, ao Las Cruces Sun-News. Cerca de 300 aves migratórias apareceram mortas no câmpus da universidade no sábado (12).

A maior parte das aves são andorinhas, papa-moscas e toutinegras. Moradores também relataram que há aves agindo de forma estranha, como voando baixo ou não comendo.

O palpite dos pesquisadores da Universidade do Novo México é que a causa do estranho fenômeno seja os incêndios florestais que há dias atingem a costa oeste dos Estados Unidos. Os pássaros teriam migrado antes de estarem preparados para a viagem, tentando fugir do fogo e, por isso, acabaram ficando fracos. Além disso, alguns podem ter inalado fumaça e sofrido danos no pulmão.

Para ter uma conclusão definitiva, as aves serão levadas para o Laboratório Forense do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, em Ashland, Oregon, para análise.

Além disso, o Southwest Avian Mortality Project está pedindo para que os moradores enviem relatos com o que observaram em relação aos pássaros, para ajudar os cientistas.


Incêndios
Ao menos 31 pessoas já morreram nos incêndios que atingem o país. É uma área quase do tamanho de Sergipe. Washington, Oregon e Califórnia são os estados mais atingidos.

Para as autoridades locais, a escalada dos incêndios florestais está vinculada à mudança climática, que agrava a seca crônica e provoca condições climáticas extremas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco