Diario de Pernambuco
Busca

Campanha 2020

Candidatas participam de curso preparatório para as eleições

Publicado em: 30/09/2020 17:30

 (No primeiro de aula, 222 candidatas se inscreveram no curso. Foto: Divulgação)
No primeiro de aula, 222 candidatas se inscreveram no curso. Foto: Divulgação
No primeiro dia de aula do curso Mulheres na Representação Política, realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta quarta-feira (30), foram realizadas 222 inscrições. As candidatas representam 18 municípios do estado e, segundo a organização, se mostraram motivadas e atentas a como dar prosseguimento à campanha de forma legítima e transparente respeitando as regras da Justiça Eleitoral. 
 
Na aula inaugural, a advogada especialista em direito público, Luísa Leite e o advogado administrativista e eleitoralista, Marcus Alencar, apresentaram às candidatas detalhes sobre como dar andamento às campanhas respeitando as regras da legislação eleitoral, utilização da internet e redes sociais. 
 
Foram repassados detalhes como conceito e formato da campanha eleitoral, propaganda eleitoral em geral e propaganda eleitoral na internet, bem como a prestação de contas à Justiça Eleitoral foram os temas mais procurados e questionados pelas postulantes a vereadoras e prefeitas. 
 
A advogada Luísa Leite ressaltou que mulher pensa em politica para a mulher. Ela cita pesquisa que destacou que municípios com prefeitas conseguiram diminuir a desnutrição infantil. “A mulher tem que pensar em política para mulher, creches e educação infantil, por exemplo”, destacou Luísa.  A advogada também chamou a atenção para as candidatas ficarem atentas às questões do fundo partidário.  
 
O advogado eleitoralista Marcus Alencar, disse que a grande ferramenta para essas eleições é a Internet e redes sociais e que é preciso as candidatas informarem os canais que serão utilizados na campanha à Justiça Eleitoral. “Não adianta ganhar a eleição no voto e perder para a justiça eleitoral”, revela. 
 
Marcus detalhou, ainda, para as alunas o que é proibido e permitido nessa campanha exemplificando as questões de crimes eleitorais, como calunia, difamação e injúria ressaltando que as candidatas foquem suas ações nos seus programas de governo. Ele explica ainda que as cotas de gênero existem desde 1997 e, mesmo assim, ainda é baixa a representatividade feminina.
 
A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, e o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota abriram o evento e falaram da importância do fortalecimento da participação política da mulher nas eleições. José Patriota frisou a importância da união feminina para sua afirmação do ambiente político, além da sensibilização de todos os atores com a causa.
 
“Capacitar as candidatas mulheres é fortalecer a democracia e tornar a política mais diversa. O desenvolvimento municipal passa por todas essas esferas. O curso fala sobre isso e ajuda as candidatas a terem conhecimento sobre todo o processo da campanha”, frisou Patriota. 
 
Já Silvia Cordeiro salientou que “não se defende o direito da mulher no estado sem a participação dos municípios. Hoje a gente teve uma fotografia da vontade das mulheres por conhecimento e do perfil diversificado das candidatas que são jovens, negras, do interior e da capital, isso é muito importante”, enfatizou.
 
Com inscrições abertas e restando poucas vagas para acesso ao curso, a aula inaugural segue nesta quinta-feira (1) para Caruaru, e na sexta-feira (2), chegará em Salgueiro. O último evento será em Afogados da Ingazeira no sábado (3). Para se inscrevem, as candidatas devem acessar o ambiente virtual de capacitação no www.eadamupe.org e preencherem um formulário. A partir do dia 05 de outubro, neste mesmo ambiente virtual, as participantes terão aulas ao vivo, das 08h às 11h, até o próximo dia 14 de outubro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL