Diario de Pernambuco
Busca

EUA

Biden e Trump fazem nesta terça o 1º debate das eleições presidenciais nos EUA

Por: FolhaPress

Publicado em: 28/09/2020 20:49

 (Foto: MANDEL NGAN / AFP
)
Foto: MANDEL NGAN / AFP

A 35 dias das eleições americanas, o presidente Donald Trump e seu adversário, o ex-vice-presidente Joe Biden se enfrentarão na terça (29), a partir das 22h (de Brasília) no primeiro debate da disputa eleitoral. 

O democrata lidera a corrida com 50,1% das intenções de voto contra 43,2% de Trump, segundo o site FiveThirtyEight, mas o resultado da noite pode definir as próximas semanas da campanha, principalmente nos chamados estados pêndulo -nos quais os eleitores ora votam em republicanos, ora em democratas.

Na eleição de 2016, Trump venceu em Ohio, onde acontecerá o evento. Sondagens mostram Biden à frente nesse estado do Meio-Oeste dos EUA, que é o sétimo em número de votos no Colégio Eleitoral.

REGRAS

O debate tem duração prevista de 90 minutos e se concentrará em seis tópicos: "Os históricos de Trump e Biden", "A Suprema Corte", "Covid-19", "A economia", "Raça e violência em nossas cidades" e "A integridade da eleição".

Cada segmento terá cerca de 15 minutos e os candidatos terão 2 minutos para responder após o moderador, Chris Wallace, da Fox News, abrir cada quadro com uma pergunta. Na sequência, a discussão é aberta e os dois candidatos se revezam para falar.

A emissora conservadora geralmente faz uma cobertura favorável de Trump. Wallace, no entanto, é reconhecido por seu profissionalismo e entrevistas incisivas. Visto como uma voz moderada dentro do canal, ele foi elogiado por seu desempenho à frente do terceiro debate entre a democrata Hillary Clinton e Trump, em 2016.

O jornalista, que é filiado ao Partido Democrata, afirmou que não fará nenhum tipo de checagem de fatos durante o evento.

Por causa das regras de distanciamento social, menos de cem pessoas são esperadas no evento.

Veja abaixo onde assistir ao debate no Brasil.

CNN BRASIL

A exibição do debate acontecerá pela TV, pelo site e pelo canal da CNN Brasil no YouTube, a partir das 22h de Brasília, e contará com tradução simultânea para o português.

Rafael Colombo, âncora do programa "CNN Novo Dia" e o repórter e comentarista Lourival Sant'Anna apresentarão a transmissão, que terá participação de Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) e especialista em política dos Estados Unidos.

Repórteres da CNN Brasil nas principais cidades americanas acompanharão os desdobramentos e a repercussão do debate.

Após o evento, o jornalista Sidney Rezende e o comentarista Caio Coppolla debatem sobre os principais temas abordados pelos candidatos.

UOL

Em parceria com a CNN Brasil, o site também transmitirá o debate com tradução simultânea em sua homepage e também em seus canais no YouTube, Facebook e Twitter.

Após o evento, os jornalistas Kennedy Alencar e Vicente Toledo analisam o debate em suas colunas no UOL.

GloboNews

A transmissão terá os comentários e análises de Marcelo Lins, do colunista da Folha de S.Paulo Demétrio Magnoli e dos correspondentes nos Estados Unidos Sandra Coutinho e Guga Chacra.

BandNews

Eduardo Castro, editor de notícias internacionais da emissora, apresenta o debate na emissora a partir das 22h. O evento terá tradução simultânea para o português e participação de especialistas em relações internacionais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL