Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

Venezuela busca restaurar relações diplomáticas com o Brasil

Publicado em: 28/08/2020 17:39

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, comunicou que o presidente Nicolás Maduro espera retomar em breve as ligações diplomáticas com o Brasil. "A mensagem do presidente Maduro ao presidente Jair Bolsonaro, apesar das divergências devido aos atentados que nos ignoraram, que não respondem, é que aproveitamos a pandemia para reconstruir a relação diplomática", afirmou o chanceler venezuelano.

O discurso de Jorge Arreza aconteceu durante uma videoconferência  com os ex-chanceleres brasileiros Celso Amorim e Aloysio Nunes. Segundo Arreaza o governo de
Caracas tem grande interesse em constituir um canal de comunicação com o Brasil e acrescentou ainda que a Venezuela faz questão de estabelecer essa ponte, declarando que seu país está disposto a se deslocar para o local que as autoridades brasileiras considerem conveniente para estabelecer um diálogo. "Vamos insistir, queremos e se os ex-ministros puderem nos fazer uma ponte com o chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, teremos o prazer de ir para a fronteira, para Pequim, onde ele quiser", destacou.

Também, de acordo com Arreaza, a pandemia impele que as nações vizinhas tratem as relações diplomáticas com responsabilidade e altura, colocando à parte quisquer diferenças ideológicas.
 
Em 2017, as relações entre os dois países sofreu um estremecimento durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Entretanto com a posse de Jair Bolsonaro as relações se tornaram ainda mais tensas e desgastadas, devido, sobretudo, ao fato do Brasil não reconhecer Maduro como presidente da Venezuela. Sobre este episódio, o chanceler Arreaza criticou Bolsonaro na ocasião por violação a Carta das Nações Unidas (ONU) pela interferência em assuntos internos. Além disso, Arreaza classificou que o governo de Brasília já aplicou anteriormente algumas ações concretas contra seu país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL